Primeira semana de trabalho: Guia com os erros mais comuns e como evitá-los

Feito com carinho por:

Camila Moura
20 de fevereiro de 2019

*Texto em parceria com o WallJobs

Sendo o primeiro emprego ou não, começar é sempre desafiador e emocionante. Estar consciente que os desafios virão e evitar possíveis erros que possam aparecer no caminho é essencial para manter-se no jogo.

Os três primeiros meses são considerados um período de adaptação, é o tempo para se encaixar na rotina da empresa e começar a construir relações, e claro, onde demonstramos todo nosso potencial e habilidades técnicas e sociais.

A primeira semana de trabalho é o pontapé inicial. Por esse motivo, listamos alguns dos erros mais comuns que podem ocorrer nesse período e dicas para evitá-los.

1. Não tenha medo de pedir ajuda

Tome a iniciativa de conhecer seus companheiros, comece com os mais próximos, pessoas que trabalham na sua área, e aos poucos, vá expandindo para os demais departamentos da empresa. Tenha em mente que o seu trabalho vai impactar diretamente o trabalho dos demais, então o interesse em começar essa relação com o pé direito é mútuo.

Excesso de confiança no início pode ser perigoso, pedir ajuda e orientação a um companheiro que você confia e que tenha trabalhado ou que atua na mesma área que você está, pode ser de grande valia. Buscar um mentor é uma maneira eficaz para desenvolver habilidades e conhecimento.

Pode ser um gerente ou um colega próximo, faça um convite para um café, ou uma cerveja depois do expediente. A medida que o relacionamento cresce, você poderá pedir aconselhamentos em momentos difíceis, decisões importantes e áreas inexploradas.

Lembre-se, ninguém espera que você seja perfeito e não tenha nenhuma dúvida ou insegurança. Por esse motivo, não tenha medo de pedir ajuda.

2. Todo começo vem com trabalho pesado

O primeiro emprego ou uma mudança de carreira, sempre começa com muito trabalho, e trabalho pesado. O erro é subestimá-lo e pensar que você não tem um papel importante na empresa, o que na verdade é outro erro, pois todas as funções são importantes e envolvem um grau de trabalho pesado.

Encare essa fase como o momento de mostrar seu trabalho e o quanto podem confiar em você. Absorva cada processo e analise possíveis melhorias valiosas tanto para você quanto para a empresa.

3. Reconhecimento vem com o tempo

A palavra-chave é paciência. Não espere receber elogios logo de cara, se você encarar o novo trabalho de maneira positiva, pensando no seu crescimento e agregando valor, você demonstrará para os demais que está ali para somar junto com a empresa, e com esta atitude, as chances de ser reconhecido aumentam.

Errar é natural e humano, e errar no trabalho faz parte do processo de crescimento e aprendizagem, e por mais cuidadoso que você seja, erros acontecerão. A diferença é tentar antecipar erros comuns e aprender a solucioná-los. Com isso, a chance de sucesso nessa nova posição será muito mais alta.

Texto produzido por Camila Moura, produtora de conteúdo do WallJobs, startup de Tecnologia focada na atração de jovens talentos.

Me-Escolhe-RH-Curso-para-Processo-Seletivo-de-Emprego-Estágio-e-Trainee
Simule-a-sua-entrevista-de-emprego-com-o-Entrevista-Express
Correção-de-Currículo-Express-tenha-um-currículo-lindo-em-menos-de-24-horas