10 Dicas para quem quer fazer um estágio na faculdade pela primeira vez

Feito com carinho por:

Gabriel Porto
5 de novembro de 2018

Entrar na faculdade e já pensar em como conseguir um estágio pela primeira vez pode ser difícil né?

São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e, se você ainda está nos primeiros períodos e se adaptando com a faculdade, achar o estágio ideal pode estar nos seus planos, mas longe do seu alcance.

Mas, não se desespere.

A Know-How montou um conteúdo completo para te ajudar o que considerar na hora de procurar o seu estágio.

Vamos explorar os prós e contras de estagiar. Vem conosco!

O que você encontrará nessa lista de dicas para estágio na faculdade

Antes de tudo, apenas uma observação: você deve levar em conta o tipo de estudante que é.

Os primeiros períodos podem ser complicados por toda a fase de adaptação que você tem, e por isso é sempre bom se autoconhecer para tomar a melhor decisão possível.

Leve tudo isso em consideração em seu estágio na faculdade, ok?

#1 — A chance de separar-se do pacote

Olhe para o seu estágio como uma oportunidade de se distanciar de seus colegas que ainda não buscam algo para o desenvolvimento de suas carreiras profissionais.

Imagine o próximo evento ou feira de processo seletivo que terá em sua faculdade e imagine o que gostaria de compartilhar com o recrutador à sua frente.

Pense na experiência, no conjunto de habilidades que você conquistará em um ambiente organizacional de estágio e em que isso irá agregar para construir sua própria marca profissional.

#2 — Uma oportunidade para descobrir que tipo de carreira você quer

Uma das partes principais de um estágio é conhecer uma função ou setor específico para que você possa decidir se é algo que deseja seguir após a conclusão do seu curso de graduação.

Ao escolher um estágio, procure um que lhe ofereça uma experiência verdadeiramente prática.

Isso permitirá que você tome decisões consistentes e encontre o plano de carreira que funciona melhor para você.

Não fique alienado simplesmente pela remuneração que está em jogo.

Foque na função que pretende exercer para sua carreira e posteriormente na empresa em que pretende trabalhar.

#3 — A chance de trabalhar com pessoas motivadas e com experiência de mercado

Se você conseguir se aproveitar da energia dos outros ao seu redor, naturalmente trabalhará de forma mais eficiente e aproveitará o que está fazendo.

Ao encontrar um estágio numa empresa que motiva os funcionários a trabalhar todos os dias, você naturalmente terá uma experiência mais agradável.

estágio na faculdade pela primeira vez imagem

Na etapa da entrevista, você conseguirá identificar essas características da organização.

Vale ressaltar que um ambiente composto por funcionários altamente motivados não está relacionado com brincadeiras e descontração, mas sim com uma organização comprometida a alcançar a sua missão.

#4 — Acesso aos mentores com uma maior frequência

À medida que você busca conquistar habilidades, técnicas e comportamentos profissionais, é importante contar com mentores nos quais você pode confiar e que o ajudarão a identificar as melhores oportunidades.

Procure oportunidades que tenham um sistema de suporte integrado para estagiários acessarem executivos de nível superior.

Isso não apenas aumentará a exposição que você recebe dentro da organização, mas você também aprenderá com pessoas que trabalharam na empresa ou na indústria com uma compreensão em nível estratégico organizacional.

Procure construir uma roda de amizade empresarial dos cinco funcionários que você mais admira.

Rodear-se de profissionais altamente eficazes alavancará a sua performance e credibilidade dentro da organização.

#5 — A chance de experimentar uma nova cidade

Se você tiver a opção, aproveite sua experiência de estágio na faculdade como uma oportunidade para explorar uma nova cidade! Isso ajudará a tirá-lo da sua zona de conforto.

Logicamente, você não conseguirá realizar um estágio em uma outra cidade durante o seu semestre.

Porém, existem estágios de verão ou de temporada, onde o estudante trabalha durante o seu período de recesso.

Essa atitude é bastante valorizada no meio empresarial, uma vez que o estudante está abrindo mão do seu período de descanso estudantil e focando em um processo de maturação profissional.

Fazendo um bom trabalho, você, além de aumentar seu networking com profissionais de outra cidade, também poderá ser incorporado na mesma empresa da sua cidade. Isso, claro, dependerá do tamanho da organização.

#6 — A oportunidade de adicionar novas ferramentas à sua bagagem profissional

A prática da teoria que você está aprendendo nas suas aulas é fundamental.

No entanto, tente aprender outras habilidades e competências que seus professores não estão necessariamente ensinando a você.

Identifique programas ou ferramentas que sejam relevantes em seu setor e torne-se um especialista neles. Os cursos online são uma ótima maneira de se manter atualizado os novos conteúdos requisitados pelo mercado.

Além de se tornar mais comercializável após o estágio, você se destacará como o “aprendiz rápido” que procura agregar valor rapidamente!

Aos olhos das organizações, o seu comprometimento com os resultados, assim como o interesse de aprendizagem, contribui para a sua construção de carreira dentro da organização.

#7 — Uma maneira de testar o que você aprendeu

Valide seu interesse no setor escolhido colocando em prática o que você aprendeu.

Pergunte a si mesmo se isso é algo que você pretende se ver fazendo a longo prazo e aproveite a oportunidade para explorar diferentes caminhos dentro da sua profissão escolhida.

Ah, e nada te impede de explorar outras funções dentro da organização!

Se a cultura empresarial é algo que você se identifica, mas a área na qual está trabalhando não venha se tornar atrativa, você claramente pode procurar por outra função.

Estágios são uma ótima oportunidade para se expor a um plano de carreira em potencial sem ter que escolher para o longo prazo. Aproveite esse tempo para entender melhor o que você mais gosta.

O autoconhecimento é fundamental nessa etapa — não só momento de escolher a função que pretende seguir, mas também quais são as suas outras ambições depois de estar nela.

#8 — A chance de se identificar com uma cultura que reflete seus valores

Encontre um estágio que ofereça um lugar alinhado com o que é mais importante para você em um ambiente de trabalho. Você procura as sextas-feiras de verão (poder trabalhar de bermuda e tênis) ou tem um estilo mais workaholic (100 horas por semana)?

Entenda o que a empresa valoriza e o que é esperado de você.

Essas informações sobre a empresa e sua proposta de valor estão presentes em sua missão, sua visão e seus valores, facilmente encontrados no site da organização.

estágio na faculdade pela primeira vez imagem imagem2

Outra sugestão é que observe os funcionários que trabalham na empresa: Quais os seus comportamentos?

Como estão vestidos?

O que valorizam?

#9 — Uma oportunidade para trabalhar em projetos que importam

Um objetivo fundamental para quando você sair do seu estágio na faculdade deve ser a capacidade de dizer como você foi capaz de causar impacto e relevância para a organização. Ter a oportunidade de trabalhar em projetos do mundo real é fundamental para o seu aprendizado enquanto estagiário.

Entenda os tipos de projetos nos quais os estagiários trabalharam no passado e o que você poderia esperar para trabalhar durante seu tempo no programa. Você também pode avaliar que tipo de oportunidade terá para trabalhar em outros projetos paralelos; ou seja, poder participar mesmo como ouvinte de outras áreas que tem interesse ou acredita que poderá contribuir.

Entre no estágio com o objetivo de causar o maior impacto possível. Isso vai ajudá-lo a ser efetivado pela organização ou até a ser recomendado para outra empresa parceira, acarretando em uma oferta de trabalho potencial após o término do estágio.

#10 — Uma maneira de começar a ter a sua própria independência financeira

Embora o dinheiro não deva ser o único fator decisivo quando se trata de escolher um estágio na faculdade, é definitivamente algo para se ter em mente, especialmente se você precisa de uma renda para se sustentar durante o ano letivo, assim como para seus momentos de lazer.

Conseguir experiência de trabalho antes da formatura é certamente fundamental, mas você quer ter certeza de que o estágio escolhido irá beneficiá-lo em mais de uma maneira.

Aqui vai uma dica bônus para você que chegou até essa parte da leitura.

Nos primeiros semestres da faculdade, entre o primeiro e o terceiro, é relativamente difícil você encontrar um estágio na faculdade, porque em geral é a partir do quarto período que as instituições prezam pela seleção dos candidatos.

Enquanto esse momento não chega, você pode se inscrever para os processos de seleção das empresas juniores ou centros acadêmicos da sua faculdade.

Lá você poderá praticar a sua primeira experiência profissional.

Ao seguir essas dicas, você encontrará um estágio em seus moldes! 

Como encontrar um estágio na faculdade?

Procurar por vagas de estágio nos dias de hoje se tornou algo relativamente fácil. Isso porque já existem vários sites especialistas em divulgar vagas para os candidatos, como no caso do vagas.com. Abaixo estão listado alguns sites que ofertam vagas de estágio.

Vagas – Site que vem ganhando destaque entre as empresas que buscam por estagiários. A plataforma de disposição de vagas aos candidatos permite que a empresa receba os currículos e aplique uma prova de triagem dos candidatos.

Estagiários – Também é outra plataforma que oferece o mesmo tipo de serviço. As vagas apresentadas são de abrangência nacional, onde o candidato pode selecionar as vagas oferecidas pelas empresas do seu estado. Também disponibiliza vagas para universitários, tanto para estudantes de nível médio quanto técnico.

Super Estágios – Segue a missão dos demais sites de oferta de estágio, em nível nacional de abrangência.

Catho – Plataforma oferece desde vagas de emprego como vagas de estágio. Também oferece uma variedade de conteúdo para os candidatos.

Estágio Online – Focada principalmente em vagas de estágio, mas também oferece vagas de emprego.

Algumas empresas, principalmente as multinacionais, possuem seu próprio processo seletivo. Isso significa que você precisa entrar no site institucional da empresa para se candidatar à vaga.

Quanto tempo dura um estágio de faculdade?

A duração de um estágio dependerá exclusivamente de você e da empresa que te contratará. Você pode sair a qualquer momento e ingressar em outro estágio (ou a empresa pode solicitar o seu afastamento…)

Geralmente um contrato de estágio tem uma exigência composta por dois anos de duração. Porém qualquer uma das partes envolvidas pode renunciar o acordo, diante um aviso prévio.

Outro fator que você precisa verificar é o quanto a sua faculdade exige de carga horária de estágio para se formar. Essa exigência varia de faculdade pra faculdade e até entre cursos. Consulte a secretaria da sua instituição para mais informações.

O que fazer para conseguir um estágio na faculdade?

O primeiro passo é se autoconhecer.

Sim, autoconhecimento é a primeira etapa para você começar a procurar uma vaga de estágio. O autoconhecimento é fundamental para o seu processo seletivo e vida profissional.

Isso porque em todas as etapas do seu processo de seleção você será abordado com perguntas relacionadas a você e todas essas respostas estão ligadas diretamente ou indiretamente ao seu comportamento e características.

Em seguida, temos a tarefa de construção de currículo. Posteriormente, uma possível dinâmica de grupo e encerrando com a entrevista presencial. A entrevista pode ser somente com a equipe de recursos humanos da organização ou com o gestor da área que se inscreveu. Isso varia de empresa pra empresa.

Se você tiver interesse de saber todos os detalhes, informações e preparação para o seu processo seletivo de estágio, temos um curso feito pra você: O Me Escolhe RH! Saia na frente dos seus concorrentes aprendendo a fundo temas como autoconhecimento, currículo, dinâmica de grupo e entrevista de emprego.

Quem pode fazer um estágio?

Segundo a Associação Brasileira de Estágios (ABRES), quem está apto a estagiar segundo a lei é:

“Primeiro artigo da Lei 11.788/08, o estágio pode ser obrigatório, “definido no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma”, ou “não-obrigatório, “realizado como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”. Tal atividade não cria vínculo empregatício, de acordo com o artigo 3º.

Ainda segundo o regulamento, estudantes matriculados e frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional (técnico), de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, a EJA, podem estagiar.

Se você trancar a sua mensalidade universitária e ainda estiver exercendo a função de estagiário você estará atuando de uma forma ilegal, segundo a lei do estágio”.

Conclusão: o estágio é para todos, você só precisa entender se é a hora

Acho que ficou mais simples de entender para quem quer um estágio, quais são os principais pontos para ficar de olho.

Sempre procure vagas que tenham a ver com você e entenda que estagiar é muito bom, só aumentará as suas responsabilidades na vida.

Are you ready? Entenda a importância do inglês no mercado de trabalho para universitários

Veja o nosso ranking com as melhores empresas que vão te ajudar a conseguir um estágio agora mesmo!

Vamos ficando por aqui! Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

E caso tenha alguma sugestão de post, é só deixar abaixo também!

Até mais!

Me-Escolhe-RH-Curso-para-Processo-Seletivo-de-Emprego-Estágio-e-Trainee
Simule-a-sua-entrevista-de-emprego-com-o-Entrevista-Express
Correção-de-Currículo-Express-tenha-um-currículo-lindo-em-menos-de-24-horas