fbpx

Como fazer um currículo perfeito com alguns passos

Feito com carinho por:

Gabriel Freitas
24 de outubro de 2018

O currículo é a primeira chance que você tem para causar uma boa impressão em um possível empregador. Por isso, é importante saber como fazer um currículo perfeito, ou pelo menos um currículo que beire a perfeição, vai certamente aumentar suas chances de conseguir um encontro cara-a-cara com o recrutador, então vale a pena dedicar um tempo gentil pensando em como você vai estruturar o conteúdo e a apresentação desse documento.

Será que existe segredo?

Bem… não há fórmulas mágicas nem feitiçaria, mas a Know-How conhece sim alguns truques para potencializar suas chances de impressionar o RH.

Confira abaixo algumas dicas sobre como fazer um currículo perfeito:

Que informações não podem faltar na hora de pensar como fazer um currículo perfeito?

como fazer um currículo perfeito imagem1

Alguns informações são cruciais na hora de montar o seu currículo.

Vamos até ser bem sinceros: sem essas informações existem grandes chances do seu currículo nem chegar a ser lido inteiro. Por isso, vamos partir do básico, ok?

  • Informações Pessoais

Coloque seu nome e endereço, assim como seu endereço de e-mail e um telefone. Informações como nacionalidade, gênero e data de nascimento são dispensáveis.

  • Perfil Pessoal

Conte um pouco sobre você! Mas seja estratégico. Fale de características que combinem com a empresa e com a vaga. Se for pra falar mais do mesmo, melhor nem colocar (inclusive, se os recrutadores lerem meu maior defeito é ser perfeccionista, eles queimam o seu currículo na mesma hora!)

  • Formação Acadêmica

Coloque o último grau de escolaridade que você possui. A descrição deve conter o nome da instituição, o curso, o ano e a previsão de conclusão.

  • Experiência Profissional

Coloque as empresas que você trabalhou, junto com dados como: anos em que trabalhou, cargo, funções, etc. Não se desespere caso você esteja tentando o primeiro trabalho! Você pode citar desde trabalhos em empresas juniores em faculdade até centros acadêmicos.

  • Cursos de Idioma ou Cursos Complementares

Não deixe de fora cursos de idioma ou outros cursos complementares, como informática ou marketing digital. A Know-How fez um post explicando toda a importância do inglês para o mercado de trabalho (Inserir CTA), não deixe de conferir! E não esqueça de colocar no currículo!

Algumas dicas valiosas…

  • Direto ao ponto!

Esse é a primeira dica para como fazer um currículo perfeito. Se tem uma coisa que qualquer recrutador odeia é enrolação, então não adianta tentar encher linguiça não. Eles estudam justamente pra identificar esse tipo de atitude. Então faça um currículo preciso.

Um currículo perfeito não deve ter, geralmente, mais de duas páginas — papel A4, hein, nada de tentar me enganar! Recrutadores geralmente gastam algo em torno de 8 segundos olhando qualquer currículo, e se você está procurando um caminho infalível para cair na pilha de “NÃO” de um RH, basta escrever um textão mandando toda sua história de vida pra eles.

Fazer um currículo perfeito é fazer um currículo simples, objetivo e com um gostinho de “quero mais” para instigar os recrutadores a chamá-lo para a tão esperada entrevista.

  • Afunile seus objetivos!

    como fazer um currículo perfeito imagem1

Quem nunca mandou o mesmo currículo pra três mil empresas, tudo de uma vez, que atire a primeira pedra. Todos já fizemos, ninguém vai te julgar por isso. Mas aqui vai um conselho: Pare!

Reserve um tempo para adaptar o seu currículo a cada empresa que você está se candidatando. Faça uma pesquisa sobre a companhia e use a descrição de emprego a seu favor!

Como fazer um currículo perfeito? Trabalhe nele exatamente as habilidades que os recrutadores mais anseiam — e ainda que eles percebam que você adaptou o currículo para a vaga deles, eles pelo menos vão apreciar o esforço!

  • Não deixe brechas!

Deixar brechas muito claras no seu currículo vai fazer com que os recrutadores desconfiem na hora, e se for o caso de uma empresa grande, eles não vão mais perder tempo com você.

Para não ser descartado por besteiras, evite deixar esses buracos no seu currículo. Se você esteve desempregado por um tempo, pode ser uma preocupação, mas transforme em algo positivo!

Você fez algum curso, trabalho voluntário ou desenvolveu alguma habilidade de comunicação, trabalho em equipe ou gestão de projetos? Se a resposta é sim, não hesite em contar a eles!

  • Mantenha seu currículo atual!

Você tem que deixar o seu currículo sempre o mais atual possível, esteja você procurando por um emprego ou não. A dica para como fazer um currículo perfeito é: toda vez que algo relevante acontecer em sua carreira, documente para não esquecer! Pode ser algo importante para uma futura vaga.

  • Cuidado com os erros!

Se você acha que os recrutadores não vão perder tempo procurando por erros nos currículos, você está muito, mas muito errado! Esse é um dos passatempos prediletos do RH.

Dizem os boatos que quando um recrutador não tem nada pra fazer, ele imprime um currículo e fica circulando os erros de vermelho. Não é a Know-How que tá dizendo, são as más línguas.

Se você não for 100% confiante quanto ao seu português, não hesite em utilizar um corretor ortográfico ou em pedir para que um amigo crânio revise o que você escreveu. Os erros podem ser tudo ou nada na hora que lerem o seu documento. Não arrisque! Jogar seguro é um dos passos para como fazer um currículo perfeito.

  • Nada além da verdade!

Ah, todo mundo conta uma mentirinha no currículo, não é não? NÃO! Se você quer aprender a como fazer um currículo perfeito, pode parando com isso agora! Se tem um ditado de mãe que você tem que levar pra sua vida profissional é que mentira tem pernas curtas. Mentiras em seu currículo podem te colocar em problemas se os seus recrutadores decidirem checar seus antecedentes e experiências.

Acho que a última coisa que você quer é começar a trabalhar e, cinco minutos depois, perder o emprego por ter contado essa inocente “mentirinha”. Você talvez nem chegue a ser contratado para isso… Você pode já ser desmascarado na fase de entrevistas mesmo, quando você de repente não conseguir responder à perguntas que você declarou saber. Ai, pensa só na torta de climão…

  • O poder dos números!

Isso pode soar idiota, mas dar suporte às suas conquistas com números faz com que você consiga vender sua imagem de uma forma muito mais fácil. Números impressionam qualquer RH. São visualmente satisfatórios.

Quando você estiver falando da sua experiência de trabalho, por exemplo, não diga apenas que você “potencializou as vendas da empresa”. Nãaaaao! Isso me deu até sono. Diga que você “aumentou as vendas em 40% em apenas cinco meses”. Viu como você parece bem mais impressionante?

  • Um pouquinho de “fru-fru”!

Hans Hofmann já disse que “o design é o intermediário entre informação e compreensão”. Hoje, nós vivemos num mundo em que imagem é tudo, e isso também vale para o seu currículo. Dedique um pouco do seu tempo para embelezá-lo; afinal de contas, uma dica para como fazer um currículo perfeito é fazer um currículo organizado.

Inclusive, se você está perdido e não sabe nem por onde começar a deixar seu currículo bonito, a Know-How tem um e-Book feito especialmente pra isso: Como Criar um Currículo Criativo em Seis Passos! (Inserir CTA)

Você não precisa encher de enfeites — isso, na verdade, não é nem um pouco recomendado —, mas tente fugir um pouco daqueles layouts-padrão que todo mundo usa e faça seu currículo se destacar na pilha. Lembre-se: você quer a atenção do seu recrutador!

Não tem mistério, né? As dicas de como fazer um currículo perfeito são simples, mas raras. Se você aplicá-las,  já vai sair na frente dos milhares de candidatos que sempre cometem os mesmos erros e não entendem porque não são contratados.

Seja diferente. Seja Know-How.

2019-01-04T22:05:32+00:00