As 10 Competências que As Empresas Buscam nos Recém-formados de 2019

Feito com carinho por:

Caio de Lima
22 de janeiro de 2019

Cada empresa é um Universo à parte. Cada empresa tem sua própria cultura organizacional, e cada líder inspira seus colaboradores de uma forma diferente. No entanto, de modo geral, tem como visualizar um padrão nas características profissionais mais valorizadas pelo mercado, independentemente da área de atuação. Separamos 10 delas pra vocês! Vem com a gente!

Perseverança e motivação

Os recrutadores querem que os candidatos tenham um pouco de preparação. A vida profissional apresenta muitos desafios e você precisa mostrar aos recrutadores que você é o tipo de pessoa que vai encontrar um caminho, mesmo quando as coisas ficam difíceis, e continuar alegre.

Trabalho em equipe

Você precisará provar que é um membro da equipe, mas também que tem a capacidade de gerenciar, delegar e assumir responsabilidades. Trata-se de construir relações de trabalho positivas que ajudem todos a alcançar metas e objetivos de negócios.

Confiança

No local de trabalho, você precisa encontrar o equilíbrio de ser confiante em si mesmo, mas não arrogante, e também ter confiança em sua equipe e na própria empresa.

Resolver problemas complexos

Você precisa exibir uma capacidade de adotar uma abordagem lógica e analítica para resolver problemas. Também é bom mostrar que você pode abordar problemas de diferentes ângulos.

Habilidades comerciais

Não é surpresa que a área comercial é um dos setores mais importantes dentro de uma organização. Isso acontece porque é por meio dela que a empresa gera seu lucro e possui um grande esforço para manter seu fluxo de caixa rodando.

Espírito de líder

Você pode não ser um gerente imediatamente, mas os graduados precisam mostrar potencial para motivar equipes e outros colegas que possam trabalhar na mesma área. É sobre a atribuição e delegação de tarefas, definindo prazos e levando por bom exemplo.

Organização

Trata-se de mostrar que você pode priorizar, trabalhar de forma eficiente e produtiva e gerenciar bem o seu tempo. Também é bom poder mostrar aos recrutadores como você decide o que é importante focar e fazer, e como você cumpre os prazos.

Para isso é importante você demonstrar algumas ferramentas que utiliza para se organizar.

Comunicação

Isso engloba a comunicação verbal e escrita e a escuta. É sobre ser claro, conciso e focado. A habilidade de se comunicar com a sua equipe ou até mesmo com os seus clientes é fundamental para o mercado que dá valor ao bom trabalho em equipe ou atendendo bem os clientes.

Negociação e Persuasão

Isto é sobre ser capaz de definir o que você quer alcançar e como, mas também ser capaz de entender de onde a outra pessoa está vindo para que você possa obter o que quer ou precisa, e se sentir positivo sobre isso.

Capacidade de trabalhar sob pressão

Trata-se de manter a calma em uma crise e não ficar muito sobrecarregado ou estressado. Haverá momentos que você achará que não dará conta de entregar a tarefa que o seu chefe pediu ou até que não baterá a meta do semestre. São nesses momentos em que você desenvolverá o comportamento de resiliência.

Vamos ficando por aqui, caso você tenha gostado deste conteúdo não deixe de compartilhar com seu amigo da faculdade para que vocês já comecem este novo ano com o pé direito e com uma vaga de estágio garantida! Esteja preparado. Seja Know-How.