Você já sabe a importância do estágio para a sua vida profissional?

Feito com carinho por:

Vinicius Rodrigues
18 de outubro de 2018

Olá!

Hoje queremos falar para todos os estudantes de todos os períodos! Se você está na faculdade agora, com certeza já deve ter ouvido falar sobre a importância do estágio para a sua vida profissional.

(Não, não se trata de te contratarem para fazer cafézinho para o chefe. Inclusive, essa “lenda” é toda errada”, e isso nem pode ser chamado de estágio, amigo.)

Uma empresa com um bom programa de estágio vai te ajudar na sua motivação, treinamento e desenvolvimento para o mercado de trabalho.

Esse tipo de aprendizado vai te pôr para cima e aquecer a sua vida profissional para quando você se tornar um profissional formado.

Afinal, se você está lendo esse post, quer descobrir como conseguir aquele estágio dos seus sonhos, e qual é a real importância do estágio na sua vida, certo?

Pois é, nós sabemos!

a importancia do estagio na pratica

E como a missão da Know-how é de ajudar o máximo de estudantes possíveis com diversos cursos focados na etapa universitária, falaremos sobre a importância do estágio na sua vida profissional.

Vamos começar com o básico, olhando o que é um estágio,seus objetivos, tempo de duração, melhor período para estagiar e como esse tipo de aprendizagem faz diferença na sua formação e etc.

Você vai encontrar diversas dicas para ficar esperto e começar a se ligar como conseguir estagiar agora mesmo.

Entrou na faculdade há pouco tempo e quer descolar aquela vaga que vai fazer a diferença na sua carreira?

Quer melhorar o seu currículo e ter boas experiências com o mercado de trabalho desde os períodos iniciais?

Quer ter uma vida financeira totalmente sua, baseada nos seus ganhos?

Então, cola com a Know-how que vamos te ajudar!

Bora lá!

Antes de tudo, o que é o estágio e como ele funciona?

Vamos do começo, beleza?

Caso você tenha entrado agora na faculdade, tudo deve estar meio confuso ainda, principalmente as matérias de cada disciplina.

Algumas aulas são legais e excitantes e outras precisam de muita paciência para continuar prestando atenção.

Isso é super normal.

Ouvimos muito dos nossos alunos que acabaram de entrar na faculdade que eles não entendem como aquela matéria que é dada na sala de aula se aplica na prática para o que eles querem fazer.

E, mais, muitos deles acham essa matéria nada a ver com o que querem fazer. Sempre falamos a mesma coisa: “calma, lá na frente isso vai fazer muito sentido para a sua profissão.”

Agora, a boa notícia: por mais que algumas aulas não sejam tão legais, podemos garantir que um estágio vai te ajudar a visualizar O QUÊ aquela aula quer te passar e POR QUÊ você precisa aprender com ela.

Na prática, um estágio é uma experiência onde um estudante universitário pode trabalhar com afazeres práticos da sua área, desenvolvendo atividades que ele precisará executar quando se formar.

É uma chance de entrar no mercado de trabalho, antes mesmo de REALMENTE entrar no mercado de trabalho.

Basicamente, você pega tooooooooooda a teoria da faculdade >>>>> e coloca em prática quando for estagiar!

O mais legal do estágio é que você será gerenciado por outros profissionais mais experientes, e que o ajudarão no dia a dia.  

Então você não vai ficar perdido, sacou? Pelo contrário, vai entender mais ainda sobre a sua profissão!

Mas, não se trata apenas de ganhar experiência.

Um bom estágio pode te desenvolver para o mercado de trabalho e acrescentar horas na sua grade curricular da faculdade.

Essas horas podem ser poucas ou bastante, tudo depende do tempo que você passar estagiando.

Tempo de Duração

Um contrato de estágio pode ser de 6 meses, 1 ano ou até 2 anos. Tudo depende da empresa na qual você vai estagiar e o acordo  que será feito entre vocês dois.

Algumas  empresas optam por um tipo específico de tempo de duração. O estudante começa a estagiar com um contrato de  3 meses de experiência (o que é um bom tempo para que a empresa entenda quem é você no dia a dia, e saber se rolou aquela química entre os dois).

Depois, caso role o match, existe a possibilidade de renovação por mais 6 meses ou 1 ano.

Caso isso aconteça, parabéns, você está desenvolvendo um bom trabalho e eles querem você por mais tempo!

E, em seguida, a renovação por mais 1 ano, caso você esteja mandando super bem mesmo.

Agora, é preciso prestar atenção pois esses tempos de duração variam bastante de empresa para empresa, e, principalmente, de período para período.

Por exemplo, se você estiver LOUCO PARA ESTAGIAR e já esteja atrás de um no começo da sua faculdade (segundo ou terceiro período), é bem provável que as empresas façam contratos maiores (até 2 anos).

Agora, se você já estiver nos últimos anos de faculdades, é provável que as empresas façam contratos menores (6 meses – 1 ano). Isso acontece pois muitas vezes há interesse de efetivação.

Veremos isso a fundo abaixo, quando falamos sobre cada estágio para cada período de faculdade. O ponto aqui é: todos os períodos são válidos para estágio, e todos eles podem te ajudar com ela.

A mais querida.

A mais desejada…

A sonhada  efetivação do estágio

a importância do estágio na vida profissional

Beleza, você já sabe o que é e como funciona, mas será que sabe a importância do estágio, além da experiência e aprendizado?

Estagiar é algo super legal e vai agregar bastante no seu currículo, porém não existe nada melhor para um estagiário do que a palavra: efetivação.

Ahhhhhh, isso não tem preço.Todo aquele tempo aprendendo e se dedicando finalmente vão ser pagos.

Se você se esforçar bastante, aprender com os seus mentores, explorar e melhorar cada vez mais as suas habilidades, receber feedbacks e contornar as suas falhas constantemente, tem grande chances de ganhar a efetivação.

Ela ocorre depois que a empresa realiza todos os contratos de estágio com o universitário e, caso ele esteja se formando e tenha sido um ótimo estagiário, merece ser contratado para uma vaga de assistente ou até mesmo analista.

O bom da efetivação é que você já conhece e está acostumado com o lugar que irá trabalhar.

Provavelmente já conhece todos os seus superiores, processos, metas e fluxo dentro da empresa.

Mas, é necessário ralar para conseguir ser efetivado, ein! Não pense que apenas por conseguir manter o contrato por dois anos a efetivação virá.

É necessário mostrar para a empresa que você estagia que você pode se desenvolver ainda mais, e se tornar um profissional diferenciado.

A ideia é que eles pensem: “esse estagiário merece uma chance para desenvolver outros projetos e mostrar mais do trabalho dele, só que como CLT (carteira de trabalho).”

Agora que já demos uma visão geral bem completa, vamos explicar qual a importância do estágio para 3 períodos da vida do universitário.  

Vejamos:

Começo, meio e fim – A  Importância do estágio em todos os períodos da faculdade

Você pode até achar que um estágio é um estágio e pronto, mas nananinanão! Não é bem assim, amigo.

Em cada período da sua faculdade, estagiar significa uma coisa e pode te ajudar de uma forma diferente.

Claro que no fundo a essência é a mesma, mas você verá que os objetivos e o esforço empregado serão diferentes, e os resultados finais também.

Aprendendo e Praticando  – Estagiando nos 3 primeiros períodos!

Se você está no período 1, 2 ou 3, com certeza está pegando o timing da faculdade ainda.

Principalmente se for no primeiro período, você deve estar perdidinho, sem saber o que te acertou e por que a faculdade suga todo o seu tempo e esforço!

Pode parecer loucura sugerir que você busque um estágio nessa época, não é? Afinal, você não quer MAIS UMA TAREFA. Mas, vai fazer sentido, acredite.

Pense conosco nesse exemplo: você entrou na faculdade agora, ou no período passado, e não sabe muito bem como começar, o que estudar, quais empresas deve seguir ou em quais profissionais se espelhar.

O professor entra, explica, e diversos trabalhos são passados. Lá está você, cheio de coisas para começar a aprender e sem condições de conseguir fazer isso em 24 horas.

O segredo aqui é arranjar um estágio que vá te mostrar na prática o que você está estudando. Afinal, o que é melhor do que ver na prática o que os professores estão te passando?

Sim, ao invés de se matar lendo milhares e milhares de estudos, que tal ir estudando e aprendendo ao mesmo tempo?

E isso é possível através de um…… estágio!

Algumas empresas procuram estudantes no começo da faculdade justamente para desenvolvê-los desde o primeiro ou segundo período.

Isso é bom pois eles montam profissionais exatamente dentro do molde que precisam, e você aprende na prática o que está sendo passado na sua facul.

Acelerando o jogo  – Estagiando na metade da faculdade!

Se você já está no meio da faculdade, o jogo já é outro, e está bem acelerado.

É provável que você já tenha virado noites estudando, e que já crie uma ideia sobre o tipo de profissional quer ser. Esse é o melhor momento para conseguir um estágio.

As empresas sabem que estudantes do quarto, quinto e sexto período não estão totalmente crus. Pelo contrário, muitos desses estudantes já estagiaram antes e tem habilidades técnicas e comportamentais para desenvolverem um bom trabalho na empresa.

Por isso, se você está na meiuca da faculdade, ali entre o quarto e sexto período, pode procurar um estágio, que tem grandes chances de encontrar e ser dar bem!

Agora, só se ligue em uma coisa: diferente dos estágios de início de faculdade, as cobranças são diferentes para você.

É necessário já chegar com uma postura e com habilidades a serem desenvolvidas, não do zero.

Você não precisa saber tudo (afinal, não é formado ainda), mas é interessante que tenha algumas experiências para contar na hora da entrevista e que não esteja totalmente off do que a empresa irá te cobrar.

Como dito no título, o jogo vai acelerar agora e você precisa manter o passo!

A linha de chegada está logo ali  – Estagiando no último período!

a importância do estágio para o ultimo período imagem

A importância do estágio para o universitário de último período é GI-GAN-TE, inclusive é bem simples entendermos por quê.

Você tem duas opções:

A) Nunca estagiou e precisa urgentemente entrar em alguma empresa que vá te passar uma experiência profissional boa, desenvolver suas habilidades e começar a sua trajetória profissional;

B) Você já estagiou anteriormente, e pode conseguir um estágio que vá te efetivar e garantir uma vaga no mercado de trabalho, logo que você se forme.

Independente de qual das duas opções você se encaixe, é super importante que você pense em arrumar um estágio PARA ONTEM!

É muito mais fácil entrar no mercado de trabalho saindo de um estágio e sendo efetivado, do que se formando e procurando um emprego do zero.

Principalmente se você não tem experiência nenhuma ainda.

Por isso, acelere o passo e não deixe a sua faculdade acabar sem que você tenha desenvolvido um bom período estagiando ou esteja começando um estágio agora.

Acredite em nós, isso faz toda a diferença!

Entendeu a importância do estágio para a sua vida? Vamos começar a procurar um agora mesmo?

Independente do seu período ou curso, estagiar precisa ser uma prioridade.

Não deixe para procurar no final, não corra esse risco. Da mesma forma, não tenha medo de já olhar para isso logo que entrar na faculdade.

Entramos em uma era que a teoria e a prática se completam, e cada vez mais empresas querem ter tempo de treinarem seus profissionais desde cedo.

Estagiando, além de garantir uma liberdade financeira desde o primeiro período (afinal, você fará o seu próprio dinheiro), você conseguirá desenvolver áreas e comportamentos super importantes para o mercado de trabalho, além de ter experiências ótimas com empresas que vão te ajudar a ser um profissional cada vez melhor.

Caso você tenha ficado com qualquer dúvida sobre a importância do estágio na sua vida ou até mesmo como conseguir um estágio, clique que vamos te ajudar a entender melhor como conseguir um estágio PARA ONTEM!

Já quer avançar a conhecer melhor o Linkedin e entender como essa ferramenta pode também te ajudar a conseguir um estágio, veja nosso e-book aqui!

Qualquer sugestão ou comentário sobre a importância do estágio, é só deixar abaixo!

Até a próxima!

Me-Escolhe-RH-Curso-para-Processo-Seletivo-de-Emprego-Estágio-e-Trainee
Simule-a-sua-entrevista-de-emprego-com-o-Entrevista-Express
Correção-de-Currículo-Express-tenha-um-currículo-lindo-em-menos-de-24-horas