Você Pode E Deve Fazer Essas Perguntas Ao Entrevistador

Feito com carinho por:

Cristiana Fernandes
22 de janeiro de 2019

Você já passou por todo o nervosismo e inquietação de uma entrevista. Perdeu o medo de falar em público, usou técnicas de storytelling e, com elas, contou quem é você como profissional,  respondeu com classe a famosa pergunta dos pontos fortes e fracos e já tava preparando para ir embora com a sensação de dever cumprido. Eis que, do nada, nos últimos minutinhos da entrevista, surge um clássico das entrevistas que você até hoje não tinha se preparado: e você, o que quer saber?

No texto de hoje eu vou te dar alguns exemplos de perguntas que você pode e deve fazer em uma entrevista de emprego, mas isso não significa que você não possa perguntar algo que genuinamente surgiu na sua cabeça durante a conversa com os recrutadores (claro, com muito bom senso, por favor).

Essa parte da entrevista não está moldada, o entrevistador não está esperando as perguntas certas, porque elas não existem. Não entendeu algo com muita clareza? Confirme com eles. Acredita que pra você seja importante ter horários flexíveis e está com vergonha de perguntar? Pode ter certeza que esse é o momento. Lembra que eu falei de bom senso? Aqui não cabe fazer perguntas óbvias (cujas respostas você já deveria saber) só para encher linguiça.

Tirou suas dúvidas? Agora é hora de impressionar os recrutadores. Sim, existem algumas perguntas específicas que indicam seu preparo e seu interesse pela vaga em questão. Se o entrevistador for o seu possível futuro chefe, então é a sua hora de brilhar!

Vamos às perguntas:

Existe margem para progresso na carreira?

Essa é uma pergunta clássica que mostra que você é uma pessoa ambiciosa e que quer fazer carreira dentro da empresa, que não está somente de passagem. Além disso, essa é uma ótima pergunta para você entender como o talento é avaliado dentro daquela organização.

Se eu for contratado, quais são suas expectativas para os meus primeiros meses?

Essa pergunta revela sua vontade de corresponder às expectativas e atingir os objetivos propostos pela empresa.

Quais são os principais desafios e oportunidades que a empresa está enfrentando?

Lembra da dica de pesquisar a fundo a empresa? Pois é. Se ela lançou um produto ou serviço novo há pouco tempo, por exemplo, por que não perguntar como esse produto está sendo recebido pelo mercado? Essa pergunta demonstra que você fez o dever de casa, e, caso tenha sugestões após ouvir a resposta do entrevistador, esse é o momento de demonstrar sua capacidade de resolver problemas.

Vocês têm oportunidades de treinamento disponíveis?

Esta é uma pergunta considerada padrão, mas muito importante. Não apenas para seu próprio bem, mas para mostrar que você está interessado em adquirir novas habilidades, o que é bom tanto para você quanto para a empresa.Ter acesso a recursos de formação é essencial para o seu crescimento profissional.

Esses foram apenas alguns exemplos de perguntas que você pode e deve fazer ao seu entrevistador.

Os recrutadores costumam dizer que o candidato é mais avaliado pelas perguntas do que pelas respostas, então você não vai perder a oportunidade de se destacar nesse momento. Questione e garanta sua vaga!

Esteja preparado.

Seja Know-How.