Como se comportar em uma entrevista de emprego – Parte 1

Feito com carinho por:

Caio de Lima
25 de outubro de 2018

Chegou o grande momento em que você começa a se preparar para a sua entrevista com o recrutador. Nessa altura do campeonato você começa a se organizar e se preocupar com todos os aspectos para se sair bem na sua entrevista.

E um deles é como se comportar em uma entrevista de emprego da maneira mais adequada quando estiver frente a frente com do RH.

No texto de hoje, falaremos sobre aspectos que são importantes na hora da entrevista.

como se comportar em uma entrevista de emprego imagem1

Afinal, como se comportar em uma entrevista de emprego não é o único fator que faz você passar.

Existem outras variáveis, que acontecem antes da entrevista em si, que contam na hora do RH olhar para você com outros olhos.

Dividiremos esse post em 2 partes.

Na parte 1, abordaremos temas mais amplos e que podem acontecer com todo mundo. Na parte 2, seremos mais específicos e passaremos exemplos dos nossos alunos, como dúvidas, ideias e comportamentos bons e ruins que ouvimos deles aqui na Know-How.

Então vamos lá.

Antes de chegarmos na entrevista devemos focar nas atividades que irão impactar no seu comportamento e que certamente afetará no comportamento do recrutador. Então como se comportar previamente em uma entrevista de emprego?

Aspectos importantes em como se comportar em uma entrevista de emprego

Existem MUITOS aspectos importantes para quando falamos em como se comportar em uma entrevista de emprego. Claro que não abordaremos todos, afinal, cada emprego tem sua particularidade.

Vejamos os aspectos mais amplos e que servem para 95% dos empregos que você verá no mercado.

Escolha da roupa correta

Certamente esse fator é crucial para algumas empresas que exigem que o candidato venha com o dressccode compatível ao da organização. E você certamente não quer fazer feio, né? Então aqui vai a primeira dica.

Olhe no site da companhia e verifique as imagens de funcionários. Como eles estão vestidos? Procure no LinkedIn as fotos das pessoas que trabalham na empresa, eles estão vestindo roupas mais informais ou formais?

E por último: tente se relacionar com uma pessoa que já tenha trabalhado lá, para te passar algumas informações que poderão te auxiliar na entrevista.

Seja pontual

Melhor chegar mais cedo do que chegar atrasado. Esse tópico já deve ser batido por todos os compromissos que você já passou na sua vida. Logo, já que é um compromisso, não deixe-o para depois. E lembre-se que se você chegar atrasado já um sinal bastante negativo na ótica dos recrutadores, pois isso demonstra a sua falta de comprometimento com a organização.

Como se comportar na hora H

Uma primeira dica que é muito importante e que eu falo para todos os meus colegas que estão prestes a se reunir com os recrutadores é: coloque-se no lugar do entrevistador. O que você gostaria de escutar e ver em seu candidato? Acredito que você consegue refletir e focar nos principais fatores que te ajudarão a ser bem visto.

Abaixo vou te apresentar as principais dicas que você deve e não deve fazer no momento da entrevista para aumentar as suas chances de ser selecionado. Então como se comportar no momento de uma entrevista de emprego?

Na sala de espera

Imagine essa situação: você chegou mais cedo do que o combinado em sua entrevista de emprego e está sentado no sofá da recepção da empresa. Nesse momento, faça uma autoavaliação da sua postura: você está com as mãos entre as pernas? Com a perna cruzada? Mexendo no celular? Batendo os pés de ansiedade?

Se a resposta for sim para a maioria das perguntas acima, você precisa mudar sua postura, já! Enquanto aguarda a sua vez de ser entrevistado você já pode estar sendo observado pelos demais funcionários da organização que também fazem parte da equipe que irá avaliá-lo.

como se comportar em uma entrevista de emprego imagem2

A avaliação de comportamento também é feita nessa etapa. Então lembre-se que a partir do momento que você pisa dentro de uma empresa você certamente já será avaliado. A postura ereta é a mais adequada para a ocasião. Tente não demonstrar sinais de ansiedade, pois pessoas com essa característica apresentam dificuldade de executar tarefas de longo prazo.

Entrando na sala de entrevista

Você entra na sala e e os recrutadores estão sentados à mesa. E agora, o que fazer? Sentar na cadeira em frente deles a acenar com a cabeça? Cumprimentá-los sem dar a mão ou estendendo a mão? Se for uma entrevistadora, cumprimentá-la com dois beijos, um beijo ou com um aperto de mão?

O modo correto e formal de cumprimentá-los é estendendo a mão para cada um dos recrutadores independente se for uma mulher ou homem.

Antes de você entrar na sala, você deve posicionar seu currículo em um local de fácil acesso.

Não carregue duas folhas soltas pois não se sabe se seus entrevistadores precisarão do seu currículo e você não vai saber onde colocar esses papéis caso eles não necessitem dele. E uma última lembrança para que você não se esqueça: coloque seu celular no modo avião!

Linguagem corporal

São os sinais que você demonstra; ou seja, se você estiver conversando com uma pessoa de forma cabisbaixa, com voz trêmula e baixa, com pernas cruzadas e sem um contato visual, certamente você estará transmitindo sinais de insegurança e timidez.

Então, voltando ao momento da entrevista, você deve prestar atenção na sua linguagem corporal. Sente na cadeira o mais ereto possível, fale com clareza e utilizando os braços e as mão para transparecer uma maior confiança e despertar engajamento com os recrutadores. Evite posicionar as mãos entre as pernas, ficar de braços cruzados, passar a mão na nuca ou roer as unhas isso transmitirá uma mensagem de insegurança.

Quando estiver falando, olhe nos olhos dos recrutadores. Reveze o olhar se tiver mais de um profissional te entrevistando.

Respondendo perguntas cabeludas

Certamente haverá algumas perguntas que você não saberá por onde começar a respondê-la. Quando essa pergunta aparecer a primeira coisa que deve fazer é não inventar uma mentira. Mentir é sempre a pior alternativa que se pode tomar, logo você deve pedir um tempo aos recrutadores para melhor formular uma resposta.

Vale ressaltar que esse “tempo” é de no máximo 5 segundos. Tente associar a pergunta com alguma experiência que já vivenciou e conecte os pontos. Sempre responda as perguntas por mais que não tenha a resposta exata.

Evite falar mal das suas experiências passadas

Perguntas relacionadas ao seu antigo emprego são uma pegadinha. Queixadas da empresa passada não são bem vistas na ótica dos recrutadores. Evite falar nomes, citar o nome da empresa ou qualquer atributo que difame a imagem da mesma. Responda essa questão sendo o mais breve e tente não se estender no assunto.

Ao término da entrevista agradeça a oportunidade de ter participado e se despeça dos entrevistadores cumprimentando-os.

Em todas as atividades que desempenhamos em nossas vidas existem início, meio e fim. E aqui não é nada diferente. Então vamos para a última etapa de como se comportar pós entrevista de emprego.

Entrar em contato com o recrutador

Devemos ou não devemos entrar em contato com os recrutadores que o entrevistaram? Caso seja para tirar alguma dúvida, certamente poderá entrar em contato pelo e-mail empresarial do recrutador.

Seja formal ao escrever no corpo do e-mail e não use títulos em caixa alta. O motivo do contato deve se basear nos questionamentos relacionados a data de quando você receberá uma resposta do processo seletivo ou caso não tenha sido selecionado, mas gostaria de saber o feedback da entrevista para entender o que você poderia ter feito diferente.

Como se comportar em uma entrevista de emprego imagem2

  • Você pode ser chamado para outra entrevista: Fique atento na sua caixa de entrada do e-mail. Existe a possibilidade de você ter empatado com outro candidato. Nessa situação os recrutadores que fazem parte da área de recursos humanos da companhia convocam uma nova entrevista com o gerente da área que você se candidatou. Está próxima entrevista é geralmente comunicada via e-mail ou por ligação. Então fique atento!
  • Foi selecionado para duas empresas e agora? Que dúvida boa, hein? Mas para muitos é uma dúvida difícil de escolher. Nessa hora é válido considerar os prós e contras de cada alternativa. Não deixe que a remuneração seja o foco principal. É mais importante que você selecione a empresa que mais se identifica e se sentiu mais à vontade no momento da entrevista. Verifique qual delas é a mais próxima da sua residência. Calcule o tempo que você gastará ao final do mês, indo e voltando. Outro fator relevante considerar é se a empresa te apresentou uma projeção de carreira. Fazer uma avaliação de longo prazo é fundamental para que você consiga ponderar sua decisão de escolha.

Se esse post te ajudou comente aqui embaixo!

Caso ainda tenha alguma outra dúvida que não respondi, estarei super disponível para responder às questões de como se comportar em uma entrevista de emprego.

Esteja preparado. Seja Know-How.