fbpx

O que fazer em caso de atraso na hora da entrevista?

Os candidatos que buscam uma vaga de emprego ou de estágio precisam passar por diversas etapas, e um atraso na hora da entrevista pode ser bastante prejudicial para a avaliação.

Durante o processo seletivo, os recrutadores analisam diversas habilidades e competências dos candidatos. Entre elas, estão a organização e a gestão de tempo. Sendo assim, é fundamental evitar o atraso.

No entanto, em casos de imprevistos, ainda é possível contornar a situação e conseguir demonstrar seu potencial para o cargo. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e veja nossas dicas!

COMO EVITAR O ATRASO NA HORA DA ENTREVISTA

Já pensou passar por uma triagem de currículos concorrida, ser convidado para uma entrevista e perder a chance de falar com o recrutador devido a um atraso? Sem dúvida, essa é uma situação extremamente frustrante. Por isso, é fundamental tomar algumas atitudes para evitar o atraso na hora da entrevista.

Um ponto importante é verificar, com alguns dias de antecedência, o endereço e o trajeto. Assim, você descobre com tranquilidade sobre as melhores formas de chegar ao local e o tempo de percurso.

Após analisar a duração do deslocamento, considere o tempo necessário para se arrumar e se programe para chegar ao local 15 minutos antes do horário marcado. Chegar atrasado é algo negativo, entretanto, comparecer à entrevista cedo demais pode demonstrar ansiedade.

No dia da entrevista, verifique o trânsito e a situação do transporte público com algumas horas de antecedência. Em caso de situações como trânsito acima do normal, chuva ou falha no transporte público, procure sair mais cedo que o programado.

COMO SE COMPORTAR EM CASO DE ATRASO

Mesmo seguindo todas as recomendações acima, surpresas desagradáveis como acidentes, manifestações na rua e trânsito maior do que o previsto podem atrapalhar sua pontualidade.

A seguir, veja o que fazer diante dessas situações para que o atraso na hora da entrevista não seja tão prejudicial.

ENTRE EM CONTATO COM O RECRUTADOR PARA INFORMAR A SITUAÇÃO

Ligue para o recrutador assim que perceber que não conseguirá chegar no horário marcado. Explique o motivo e forneça uma estimativa do tempo de atraso.

A atitude demonstra responsabilidade com o compromisso e será positiva para que o entrevistador organize a agenda e consiga atender você um pouco mais tarde.

PROCURE SE RECOMPOR ANTES DE FALAR COM O ENTREVISTADOR

O atraso na hora da entrevista, provavelmente, causará certo estresse e afobação. Mas procure manter a calma antes de encontrar com o entrevistador. Do contrário, isso poderá atrapalhar seu desempenho nessa etapa do processo.

Antes de entrar na empresa, separe alguns minutos para se recompor. Verifique se as roupas e os cabelos estão arrumados e respire fundo para desacelerar o corpo e aumentar a tranquilidade.

PEÇA DESCULPAS PELO ATRASO

Ao chegar ao local da entrevista, faça um breve pedido de desculpas pelo inconveniente e foque sua atenção e energia para responder as perguntas e falar sobre suas competências para a vaga.

A situação já ocorreu e de nada adiantará ficar se lamentando ou dar desculpas exageradas. O melhor a se fazer é demonstrar que você consegue superar as adversidades.

PROPONHA UM NOVO HORÁRIO PARA A ENTREVISTA

Se o entrevistador não conseguir receber você devido ao atraso, pergunte se há a possibilidade de marcar para outro dia.

Mesmo que a resposta seja negativa, mantenha a calma e a educação durante a conversa. Embora a situação seja frustrante, é importante manter a porta aberta para outras oportunidades na empresa.

O atraso na hora da entrevista é um erro grave no processo seletivo. Por isso, é essencial evitar distrações e organizar bem seu dia para chegar ao compromisso no horário marcado. Em casos de imprevistos, coloque as dicas acima em prática para tentar resolver a situação.

Agora que você já sabe o que fazer em caso de atraso na entrevista, confira algumas perguntas e respostas que são comuns nessa etapa do processo seletivo e saiba como se preparar melhor para elas!

Texto em parceria com o site: Estágiarios

Fontehttps://blog.estagiarios.com/atraso-na-hora-da-entrevista/

AutorGiuliano Bortoluci

2019-01-06T09:09:05+00:00