O que é avaliado em uma Dinâmica de Grupo

Feito com carinho por:

Gabriel Porto
22 de janeiro de 2019

Jogar balão para o alto, cruzar as mãos com diversas pessoas e tentar formar um círculo perfeito, dez pessoas tentando atravessar uma linha imaginária ao mesmo tempo. Sim, essas atividades são alguns exemplos de Dinâmica de Grupo que os recrutadores fazem hoje em dia.

Dinâmica de Grupo é uma das fases mais imprevisíveis e temidas de um processo seletivo. Enquanto na etapa de entrevista conseguimos prever algumas perguntas por elas serem recorrentes, na dinâmica de grupo o jogo muda porque o RH das empresas “disputam” para ver quem mais inova na dinâmica de grupo.

Mas afinal, o que é uma dinâmica de grupo?

Dinâmica de grupo é uma etapa do processo seletivo na qual os candidatos se reúnem na empresa e os recrutadores os separam em grupos que devem simular alguma atividade ou jogo do cotidiano.

Apesar de algumas atividades parecerem sem pé nem cabeça, tudo que você faz em uma dinâmica é avaliado e não passa despercebido pelos recrutadores.

E agora? O que será que eles estão avaliando?

Seu perfil comportamental

É muito fácil você colocar no seu currículo que é proativo, que sabe trabalhar em equipe e que é um exímio ninja em transmitir conhecimentos. A pergunta é: na prática, será que isso é verdade?

Não estou falando que você mentiu para o recrutador, mas você tem que entender o lado deles também. Eles recebem centenas de currículos com essas frases e precisam testar as pessoas antes de finalizar a contratação.

Mas por que eles utilizam jogos sem sentido e muitas vezes impossíveis?

Dizem que é durante o jogo que a sua máscara cai e você revela o seu verdadeiro “eu”. Lembra quando você jogava UNO com a sua família e tinha somente uma carta na mão?

Você tinha tudo para vencer até que surge a carta mágica e seu coleguinha do lado manda o famoso +4! Como você se sentia? Achava que ele tinha pego a carta de outra pessoa da mesa e dava chilique abandonando o jogo?

Por isso a ideia do jogo é tão utilizada, porque lá você esquece o que ensaiou e mostra o seu lado mais verdadeiro.

Com a dinâmica, o recrutador consegue ver os seguintes aspectos comportamentais em você:

  • Saber se você é extrovertido ou introvertido
  • Capacidade de tomada de decisão sob pressão
  • Capacidade de pensamento analítico e inovação
  • Capacidade de Comunicação
  • Inteligência Emocional
  • Autoconhecimento
  • Trabalho em equipe

Seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

Além do seu perfil comportamental, os recrutadores também analisam o seu C-H-A: conhecimentos habilidades e atitudes.

Durante a simulação ou jogo, surgem questões e charadas que precisam ser resolvidas e você precisa usar tudo que aprendeu ao longo da sua trajetória para resolver, seja na sua vida pessoal ou profissional.

A parte de habilidades e atitudes, por sua vez, se misturam com a parte do seu perfil comportamental.

Como você vai agir durante a dinâmica? Vai ser aquele falastrão que quer ter sempre razão ou vai dar a voz para outras pessoas? Veja no próximo tópico as principais dicas para você mandar bem nas dinâmicas.

Dicas rápidas

Não queira ser a pessoa que está sempre com a razão

Eu sei o que passa pela sua cabeça… você tem menos de 5 minutos para se destacar no meio da multidão, então você acha que deve defender seu ponto de vista até o final e fazer seu ponto  ser o predominante?

Muito errado, meu caro amigo. Imagine o seguinte cenário: você trabalhando em uma empresa e seu colega querendo mandar em tudo e não escutando os outros. Você não ia aguentar 1 semana ao lado desse cara, pode acreditar.

Sei que você precisa ter destaque, mas escute os outros e o mais importante: assuma que errou. Isso pode parecer meio estranho, mas você pedir desculpas, nem que seja um “foi mal, você está certo(a)” conta muitos pontos com os recrutadores. Isso mostra que você tem autoconhecimento e maturidade suficiente para assumir erros.

Não queira ser a pessoa que mais fala ou a que não fala nada

Aqui são os opostos que serão eliminados da mesma forma. Se você falar demais e não der espaços para a opinião dos outros, você será visto como o arrogante. Se você não falar absolutamente nada, será visto como a pessoa que não tem nada acrescentar.

Existem desafios que são impossíveis

Sim, meu amigo(a)… existem desafios, atividades e jogos que não tem resolução, mas você sabe o que eles testam com isso?

Eles testam a sua resiliência, ou seja, querem saber até onde você vai sem desistir e testam também o seu poder de lidar com a frustração.

Já pensou ficar 20, 30 minutos com dedicação total à uma atividade e no fim não ter o resultado esperado?

Isso é rotina nas organizações, tem horas que as coisas dão certo e tem horas que não. O mais importante é você saber lidar com a frustração, levantar a cabeça e seguir em frente.

É difícil de prever, mas quando você entende a cabeça do recrutador, as coisas melhoram

Como eu disse no início do texto, cada empresa faz a dinâmica de grupo de um jeito diferente, mas no fim o resultado que elas querem é o mesmo.

Elas querem tirar todas as dúvidas para saber se você é ou não o candidato ideal. Já ouviu falar nessa frase?

“As pessoas são contratadas pelo currículo e demitidas pelo comportamento”

Então, a dinâmica é a etapa onde as empresas tentam mitigar esse risco.

Última dica: não existe perfil comportamental certo ou errado, existe o perfil ideal para a vaga.

Tenha em mente o que é avaliado na dinâmica de grupo e siga essas dicas que eu tenho certeza que irão te levar para próxima etapa.

Esteja preparado,

Seja Know-How

Me-Escolhe-RH-Curso-para-Processo-Seletivo-de-Emprego-Estágio-e-Trainee
Simule-a-sua-entrevista-de-emprego-com-o-Entrevista-Express
Correção-de-Currículo-Express-tenha-um-currículo-lindo-em-menos-de-24-horas