Estudo diz que você só precisa de 50% dos requisitos das vagas de emprego

Feito com carinho por:

Gabriel Freitas
23 de janeiro de 2019

“Vagas abertas para Assistente Administrativo!

Requisitos:

— Engenharia Mecânica;

— Graduação em Harvard;

— Dois Oscars;

— Inglês fluente;

— Boa comunicação.

Salário:

R$: 998,00”

Quem nunca encontrou aquela vaga ideal pra si, com um salário justo em uma empresa renomada, mas desanimou assim que deu uma olhada nos requisitos, que atire a primeira pedra! Os recrutadores abusam – e muito! – nas exigências de cada oferta de estágio ou de emprego, e acabam desesperando possíveis talentos que sequer tentam as vagas após o desânimo de ler a descrição.

Uma empresa de recrutamento chamada TalentWorks decidiu realizar um estudo com o objetivo de entender o quanto do que é listado de fato conta na hora do RH escolher um candidato para a companhia. Analisando mais de 6000 anúncios de emprego em 118 indústrias, eles descobriram que, sim, se adequar às exigências é importante, mas não necessariamente a todas elas.

Entre as muitas descobertas da pesquisa, eles concluíram que:

1 – Suas chances de conseguir uma entrevista de emprego começam a crescer uma vez que você tenha se adequado a mais ou menos 40% das exigências da vaga.

2 – Você não é mais propenso a conseguir uma entrevista de emprego tendo se adequado a 90% das exigências da vaga em comparação com aqueles que se adequam a apenas 50%.

A empresa deixa claro que, no geral, você tem algo em torno de 15% de chance de conseguir uma entrevista. Candidatar-se a vagas de estágio ou de emprego ainda é, essencialmente, um jogo de estatística – para quanto mais vagas você se candidatar, mais chances você tem de chegar à entrevista, e quanto mais entrevistas, mais chances de conseguir uma oferta de contratação.

Obviamente, tentar otimizar seu tempo em entrevistas e ofertas de trabalho que compensem é interessante, mas e se você não conseguir encontrar um grande número de vagas que são matches perfeitos pra você? Não faz mal expandir um pouco sua pesquisa e tentar vagas que, de início, não pareçam tão ideais por causa das exigências, mas que pode te surpreender no decorrer do processo.

Com os dados coletados nessa pesquisa acerca dos critérios de elegibilidade, a TalentWorks conclui que, para aumentar as suas chances, é melhor que os candidatos se apliquem a mais vagas, inclusive aquelas que eles não possuam todos os requisitos. Deixar uma vaga de lado só porque você não completou a cartelinha do Bingo com todas as exigências não é uma boa estratégia de acordo com a pesquisa.

Então sem medo! Gostou muito de alguma vaga, mas não tem aquele requisito específico que eles pediram? Envie seu currículo mesmo assim! (E claro, não esqueça de adaptar seu currículo para a vaga. Não adianta replicar o mesmo currículo para um milhão de vagas, porque suas chances serão mínimas. Cada vaga pede um currículo com informações diferentes). E boa sorte!

Esteja preparado. Seja Know-How.