Como perder o medo de falar em público agora mesmo!

Feito com carinho por:

Caio de Lima
24 de outubro de 2018

Para nós conseguirmos aprender como perder o medo de falar em público, primeiro precisamos entender a sua causa. Muitos alunos da Know-How relatam que temem bastante quando chega a hora de se expressarem em público. 

Seja em uma apresentação de faculdade ou até na hora de uma entrevista de emprego, às vezes o medo de falar em público fala (desculpe o trocadilho) mais alto!

Mas o que será que causa isso? Muitas vezes vemos uma relação com outros fatores como insegurança, falta de conhecimento sobre o assunto que pretende falar, entre outros.

Você sabia que mais de 75% das pessoas possuem alguma insegurança quando se deparam com uma situação na qual precisam falar na frente de um grupo de pessoas?

O medo de falar em público é uma realidade advinda da necessidade e cobrança tanto do mercado de trabalho, quanto das instituições de ensino.

Mas aqui vai a má notícia (ou nem tanto): não importa sua faixa etária, em algum momento da sua vida você vai se deparar com uma situação na qual terá que falar em público.

Mesmo nas escolas a oratória é considerada uma competência fundamental para a apresentação de trabalhos frente à turma, assim como nas carreiras profissionais, na apresentação de projetos em reuniões, negociação com investidores, etc.

O medo de falar em público pode impedir você de compartilhar suas ideias, falar sobre seu trabalho e apresentar suas soluções de problemas que afetam o seu meio pessoal, e até em nível institucional.

Como resultado, pode começar a afetar a sua vida pessoal e até a sua carreira profissional dentro da organização. Ao mesmo tempo, qualquer experiência negativa de falar em público tornará menos provável que você venha a falar em público no futuro – o medo ensina você a se proteger de situações de risco.

Mas, antes de atacarmos com de como perder a vergonha de falar com alguém em uma entrevista ou qualquer outro lugar, precisamos entender suas causas.

Seus motivos.

Seus porquês.

Se você analisar friamente, vai entender o por quê desse medo.

Bem, sem mais enrolações, abaixo você vai encontrar as técnicas e dicas de como perder o medo de falar em público e entender as causas disso.

como perder o medo de falar em publico inicio

#1 – Situações que alimentam o medo de falar em público:

Sabemos que existem pessoas que por natureza são mais ansiosas que outras, ainda mais nos tempos atuais onde temos pouca paciência para o demorado ou o que leva tempo. No geral somos imediatistas.

Além disso existem certas situações que provavelmente deixam grande parte de nós mais ansiosos, como:

  • A falta de experiência: é natural, para qualquer situação da vida, no momento em que fazemos algo pela primeira vez que uma certa insegurança apareça. Assim como, do outro lado, quando fazemos algo repentinamente ganhamos confiança.Logo, quanto mais apresentações você fizer diante a um público, menos medo e insegurança você terá. Por isso a falta dessa experiência gera uma dessas situações nais quais o medo de falar em público aparece. Isso ocorre bastante quando alguma entrevista de estágio vai ocorrer e o participante não tem muita experiência em dinâmicas ou entrevistas individuais.
  • Diferença hierárquica: em certos momentos você vai precisar se comunicar com os seus superiores e, seja para dar uma boa ou má notícia, isso pode gerar um certo desconforto.Já você, como estudante universitário, precisará defender a sua monografia em algum momento da sua faculdade. Por mais que você domine o assunto que passou o último ano escrevendo, ao chegar na hora de apresentar para a banca de professores, aquele desconforto e medo podem aparecer de novo.Especificamente esse tipo de medo de falar em público é normal nesses momentos.A solução é se preparar para isso caso aconteça, seja para uma banca de professores ou entrevistadores em uma estágio. Você pode relaxar, respirar fundo e entender que essa diferença hierárquica é apenas um modo de ver a situação.
  • Novo público: pode ser que você não tenha medo de falar na frente da sua turma de sala de aula ou em frente da sua equipe de trabalho, mas quando se depara com uma nova audiência acaba abalando seu psicológico e a insegurança aumenta.Vamos supor que você passe para um novo período na faculdade e tenha que apresentar um trabalho para uma turma de pessoas que não conhece. Como você se sentiria? É bem provável que um pouco assustado, não? Lidar com um novo público pode ser estressante, mas mesmo em entrevistas de estágio (onde constantemente o público, leia-se entrevistador, muda, é necessário manter a calma e segurar a onda para tudo dar certo)

#2 – Pensamentos que geram o medo de falar em público:

como perder o medo de falar em publico imagem2

Hoje em dia se vende muita dificuldade para iniciantes de qualquer área, além da comunicação e oratória. 

As ideias que causam o medo de falar em público giram em torno de alguns pensamentos simples na cabeça do universitário, como:

“não sei organizar meus pensamentos quando estou falando.”
“não sei para quem olhar quando estou apresentando o meu trabalho ou sendo entrevistado.”
“fico mal quando as pessoas me olham com cara de negação.”

Nesse momento é importante que você tenha uma visão positiva de si próprio, e que na sua próxima tentativa conseguirá melhorar a sua apresentação em comparação à última.

Não deixe os pensamentos negativos tomarem conta.

Visualize claramente o que te dá medo de falar em público e lute contra isso de uma forma ativa!

#3 – Fisiologias que induzem o medo de falar em público

O nervosismo e a ansiedade impactam nosso sistema nervoso autônomo.

Se você é uma pessoa naturalmente ansiosa, já deve ter passado por situações bem ruins na hora de apresentar trabalhos para a faculdade ou simplesmente fazer uma pergunta em sala.

Quando ficamos nervosos, liberamos adrenalina. É um mecanismo natural do nosso corpo.

Essa alta liberação de adrenalina geralmente nos leva à sensação de medo e consequentemente interfere na nossa performance de falar em público.

Para pessoas que possuem alta sensibilidade à ansiedade, além de se preocupar com o objetivo do seu discurso, esse tipo de pessoa também sobre com a preocupação de demonstrar a ansiedade em si.

Essa sensação vem do medo de demonstrar amadorismos ou falta de conhecimento do tema que está apresentando.

Agora que você já sabe de onde vem o seu medo de falar em público, podemos apresentar algumas técnicas para te ajudar a combatê-lo ativamente.

Bora lá!

Combata AGORA o medo de falar em público com essas dicas:

Agora que você já sabe de onde vem o seu medo de falar em público, podemos apresentar algumas técnicas de como perder o medo de falar em público.

A) – Se organize

A auto-organização é o primeiro passo para você relaxar e conseguir ir a uma entrevista de emprego de uma forma confiante. A sua organização vem não só da sua postura na apresentação (qual roupa vestir, como se portar, etc), mas também a organização das informações em sua mente.

Uma maneira prática e fácil de organizar suas ideias é ter um guia mental do que será falado. Pense claramente nos pontos que abrirão a sua entrevista, como você os desenvolverá e como fechará cada tópico.

Opte por ser objetivo e explorar somente os tópicos do que você pretende falar.

Vá com fé que eles servirão para te direcionar e te ajudar a não ser redundante.

B) – Pratique

Praticar o que você vai falar também é fundamental para que você faça uma grande apresentação.

Todos os palestrantes que você admira na televisão ou no seu canal do youtube, certamente levaram um tempo considerável até o vídeo ser postado.

Aquele trabalho precisou ser lapidado e aquela pessoa trabalhou muito para ter uma performance tão boa.

Uma informação de curiosidade para você ter em mente, conhece as famosas palestras do TEDX? Todos os palestrantes do Ted recebem um treinamento para apresentarem seu tema, e garanto a vocês que eles treinam muito para chegar àquele nível de excelência.

Por isso, sempre que tiver uma entrevista de estágio ou um trabalho para apresentar na faculdade, treine!

C) – Elimine o nervosismo

Todos nós sentimos aquele friozinho na barriga quando nos deparamos com uma situação de falar para um grupo de pessoas.

E se esse grupo de pessoas forem colegas em um trabalho de turma? Ou, de repente, se eles forem concorrentes em uma entrevista?

O local é irrelevante na situação, o que importa na verdade é como você lida com esse sentimento.

Segundo Simon Sinek, autor do livro “Start with way” e palestrante motivacional, você precisa driblar a sua mente.

Fazer com que ela entenda que esse friozinho na barriga, coração acelerado, boca seca e suor nas mãos não são sinais de nervosismo, e sim de ansiedade.

De acordo com o autor, esse pequeno detalhe na forma que pensamos ou comunicamos já são fatores capazes de mudar o modo operante do nosso cérebro.

E, mudando a forma operante do nosso cérebro conseguimos manter as coisas calma e desempenhar melhor, derrotando o medo de falar em público antes mesmo de entrar em campo.

D) – Comece a meditar

A meditação é uma prática que vem tomando força frente à milhares de jovens que precisam se sentir relaxados com as 100.000 tarefas diárias que precisam executar.

Os exercícios proporcionados pela prática da atividade cooperam para o desenvolvimento de habilidades respiratórias, assim como de concentração.

Ao aprender os conceitos básicos da meditação você será capaz de coordenar sua respiração e o seu nervosismo.

Uma ótima dica que nós damos é sempre tentar meditar ANTES de uma entrevista de estágio. Você não só irá respirar melhor e se sentir mais calmo, como manterá o seu corpo focado, porém ao mesmo tempo sem tanto nervosismo e preocupação.

Pode parecer uma ideia o tanto quanto “hippie”, mas garantimos que isso irá te ajudar na prática.

E) – Faça uma gravação sua

Outro ponto super legal para você perder o medo de falar em público é praticar a sua apresentação frente às câmeras.

Você pode começar utilizando a câmera do seu telefone mesmo. Posicione-a em cima da sua mesa e faça sua apresentação ou a sua entrevista como se realmente existisse algo ali.

Quando terminar, não tenha vergonha de rever inúmeras vezes a gravação e observar os pontos positivos e negativos que precisam de uma melhoria. Nossa sugestão é que você anote tudo isso em um papelzinho e vá testando, sempre melhorando um pouco e outro pouco mais.

Muitos profissionais utilizam dessa técnica em busca de uma apresentação perfeita, e você com certeza pode utilizar para se preparar para entrevistas de estágio ou apresentação universitárias.

G) – Evite falar rápido

É natural falarmos mais rápido quando estamos falando em público, ou quando estamos muito nervosos.

O nosso cérebro pensa: se tudo acabar rápido, melhor ainda. Isso é consequência da (de novo) ansiedade. E ela não é nem um pouco boa para uma entrevista.

Uma dica é respirar e dar pequenas pausas na hora de falar. Isso fará com que você fale de forma natural ou devagar, tendo um controle maior sobre a sua respiração.

H) – Você sabe mais sobre o conteúdo do que seu público

Já parou para imaginar que é natural que você detenha mais conhecimento sobre o conteúdo do que o público que irá te assistir?

Por exemplo, em uma entrevista de estágio, quem você acha que sabe mais sobre a sua vida universitária até agora? Você ou a entrevistadora?

Com certeza você, certo? Logo, você detém esse conhecimento, afinal, você o vive.

Só esse pensamento já serve para te deixar mais confortável. Se você sabe mais sobre a sua trajetória, tem o poder de mostrar todos os pontos de vista que são importantes na hora de ser entrevistado.

Não tenha medo de se alongar um pouquinho falando, utilize essa vantagem ao seu favor!

I) – Estude o seu público

Muitos alunos da Know-how chegam ao nosso curso com dúvidas sobre como se comportar na primeira entrevista.

Antes de entrar na sala para ser entrevistado, temos um conselho que SEMPRE é dado: estude sobre o público-alvo que você irá se comunicar.

Você precisará adequar o seu vocabulário para que todos possam compreender o que você está falando, ou seja, evitar o uso de termos técnicos, ou gírias, ou se usar descreva e explique o termo antes de continuar seu discurso.

Não adianta entrar na sala da entrevista achando que vai ser possível desenrolar a situação de uma forma fácil.

Estudar para quem você está falando e de que forma pode ser um primeiro passo poderoso no seu processo!

O medo de falar em público existe, mas ele pode ser derrotado

como perder o medo de falar em publico conclusao

Se o medo de falar em público te incomoda de uma maneira que você não consegue ao menos se deitar sem pensar nisso, tome uma atitude e comece a treinar em uma roda de amigos.

É claro que posts como o nosso vão te ajudar a trabalhar esse medo o quanto antes, porém o que realmente vai te ajudar a ter uma oratória melhor é a prática constante.

Se trata do loop: treino > prática, treino > prática.

Quer aprender como perder a vergonha de falar com alguém na sua entrevista? Acesse agora nosso post completo!

Procurando um estágio PARA ONTEM? Veja as melhores dicas nesse post!

Outra coisa: ser você mesmo e demonstrar que você está ali dando o seu máximo é o que importa. Mesmo que isso envolva gaguejar às vezes, ir em frente é essencial para conseguir chegar onde se quer na entrevistas!

Não esqueça de comentar aqui embaixo o que te deixa mais inseguro em momentos em que tem que apresentar sua ideia para um grupo de pessoas.

E se você gostou desse post siga a Know-How no Instagram e compartilhe este conteúdo com amigos que também sofrem com o medo de falar em público.