Como perder a vergonha de falar com alguém em entrevistas

Feito com carinho por:

Vinicius Rodrigues
14 de novembro de 2018

“Como perder a vergonha de falar com alguém ou em público?”

Essa pergunta também te persegue todos os dias?

Você se preocupa com o que vão pensar de você sempre que entra em algum tipo de teste profissional, como uma entrevista, por exemplo?

Bom, se você também faz essa pergunta para si mesmo antes de ir dormir, este post foi feito exclusivamente para você.

Vamos dar uma olhada nas principais causas que fazem com que as pessoas fiquem paralisadas na hora de falar em público, principalmente na hora de uma entrevista de estágio.

Mas antes vamos por partes, ou seja, vamos entender por que gostamos tanto de nos comunicar e por que não entendemos como perder a vergonha de falar com alguém em público.

Como perder a vergonha de falar com alguém se você não entende o motivo?

como perder o medo de falar com alguem conceito

Com o avanço exponencial da tecnologia, a população mundial de hoje tem cada vez menos contato com as pessoas à sua volta. Por consequência, nós perdemos o hábito de nos comunicarmos uns com os outros. Ainda mais com o vício do Whatsapp e outras redes sociais.

Essa realidade vem impactando o modo como a sociedade interage, assim como os estudiosos da psicologia.

A escrita no papel também vem perdendo espaço com o passar do tempo, afinal,  a maioria de nós digita mais no teclado do computador do que na folha de papel.

Consequentemente, a exposição física entre as pessoas diminui, o que aumenta a vergonha de falar com uma pessoa desconhecida.

Essa vergonha ou timidez está indiretamente relacionada à falta de prática do ato de se comunicar.

Ok, agora você já deve ter entendido por alto como funciona: falamos menos uns com os outros diariamente, logo, a comunicação com desconhecidos se tornou mais difícil.

Olhando pelo lado profissional desses dados, temos um problema na hora de procurar um estágio.

Em 98% dos casos o entrevistador não será alguém que você conhece. Ou, pior, você pode participar de uma entrevista com formato de dinâmica em grupo.

Por isso, se preparar para falar em grupo não é só uma boa ideia, é essencial para que você se mantenha vivo nos processos seletivos por aí.

Aperte os cintos e vamos entender os possíveis motivos que possam te deixar envergonhado ao falar com uma pessoa, principalmente as desconhecidas, ou em frente de uma multidão.

Vamos olhar cada um desses motivos e  apresentar dicas de como lidar com a sua vergonha de falar com as pessoas.

Apontaremos diversas sugestões logo abaixo e veja com quais você se identifica mais.

Com certeza você tem vergonha de falar com alguém por uma questão:

Fisiológica

As questões fisiológicas estão ligadas à alguma vergonha relacionada ao aspecto físico, por exemplo um nariz grande ou uma orelha pequena.

Ás vezes, para entendermos como perder o medo de falar com alguém em público é necessário fazer uma pequena reflexão.

Convenhamos, meus caros, nós sempre temos duas soluções na vida: ou mudamos o que nos incomoda ou, se não der pra mudar, nos conformamos e bola pra frente. Sua alto estima sempre tem que estar em primeiro lugar.

Não se deixe abalar pelo que os outros têm a falar de você.

E isso é super válido na hora do seu processo seletivo. Caso você tenha algo que não curta em si mesmo, aprenda primeiramente a se autoconhecer e lidar bem com isso. Você pode ser o único que repara nesse seu defeito. Muitas vezes as outras pessoas não chegam nem a imaginar que você o tem.

De qualquer forma, a boa notícia é: o seu recrutador não está interessado em seus atributos físicos, então não se importe muito com como ele verá você na hora da sua entrevista.

Inferioridade

como perder a vergonha de falar com alguem imagem2

Se sentir inferior a outra pessoa é um argumento usado para deixar de se comunicar positivamente com alguém.

Isso ocorre bastante em processos seletivos de grandes multinacionais.

O estagiário normalmente se sente inferiorizado, principalmente se for entrevistado pelo CEO ou por um outro grande gestor.

Questões de hierarquia nas organizações são dilemas debatidos entre o meio acadêmico.

Busca-se apontar soluções para evitar esse tipo de constrangimento, e proporcionar um ambiente organizacional saudável para que os funcionários possam ter mais liberdade de falar com seus superiores.

Essa mesma liberdade precisa acontecer dentro de um processo seletivo. É necessário que você tenha tranquilidade para falar com o seu recrutador, independente de quem ele seja.

Para enfrentar esse medo, lembre de situações corriqueiras que você já viveu ou quando você já se sentiu inferior, mesmo que momentaneamente.

Em rodas de amigos, quando você é o mais novo participante do grupo, é provável que acabe se excluindo ou deixando de falar o que pensa por vergonha de ser mal interpretador pelos demais.

Não tem problema, ninguém gosta de ser rejeitado, mas você não pode deixar isso interferir na sua vida pessoal ou profissional.

Higiênico

Quem nunca passou por uma situação onde você percebe que está com mau hálito e deixa de se estender na conversa com seu amigo.

Isso é super normal.

Isso também vale quando você pega transporte público para ir à faculdade, depois ir para seu estágio e voltar para a casa ou até mesmo sair depois com os amigos para o famoso happy hour. E são nessas situações que o seu desodorante já começa a perder seu efeito e o mau cheiro surge.

Isso também.

Mas, para evitar se sentir assim, é sempre bom dar uma olhada, e conferir como está a sua higiene antes do processo seletivo. Olhe hálito, unhas e cheiro. Esses 3 fatores são os mais “temidos” por quem não gosta de dar furo.

Claro que quem vai te entrevistas dificilmente te eliminará por conta desses fatores (salvo exceções extremas), mas é sempre bom ficar de olho!

Timidez

Timidez não é um transtorno, ao contrário do que muitos pensam sobre o conceito da palavra.  Alguns pesquisadores afirmam que a timidez é uma predisposição genética. Já outros pesquisadores defendem a sua relação com o meio educacional de como devem se comportar diante o meio no qual estejam inseridos.

Também pode ser explicada pelo medo do julgamento dos demais ao seu redor.

Potencialmente pode ocasionar a baixo autoestima.

Todos esses fatores tornam a timidez uma bomba relógio para quem precisa entrar em uma sala e se vender em um processo seletivo de estágio.

Esses 4 motivos, que podem ser  as quatro principais razões por você ter vergonha de falar com alguém, podem ser os fatores mais relevantes para você ter problemas na hora de conseguir o seu estágio.

E a melhor noticia é que para cada um deles a gente tem uma solução.

Uns são mais difíceis que outros, mas nada que a sua força de vontade não venha a superá-los.

O que você precisa começar a fazer é separar um tempinho e entender o que te leva a ter vergonha.

O autoconhecimento é fundamental nesse momento. Entenda em quais situações você sente uma maior vergonha de falar e daí começaremos a traçar as soluções para o seu problema.

Pronto! Chegou o momento de resolver seus problemas.

De forma rápida e sem enrolação, vamos aos ensinamentos de como perder a vergonha de falar com alguém.

#1 – Como perder a vergonha de falar com alguém utilizando o teatro

O teatro vem ganhando espaço no mercado de trabalho cada vez mais.

Grandes empresas solicitam esse tipo de consultoria para desenvolver as habilidades de comunicação dos colaboradores dentro a organização.

Existem cursos de teatro com a finalidade de desenvolver os alunos que possuem altos graus de timidez.

Esses cursos de teatro muita vezes têm módulos que ensinam diretamente como perder a vergonha de falar com alguém em público.

Bem, vergonha tem a ver com timidez, então não perca tempo. Participe de aulas experimentais para verificar se é isso mesmo que você procura, e se for, matricule-se.

Na pior das hipóteses você verá que essa não é a sua praia e pulará para outro caminho.

Fácil, não?

As técnicas de oratória, gesticulação e um espaço que proporciona uma maior interação entre os artistas, estimulam a socialização e deixam de lado a vergonha de falar com alguém.

E acredite, se você conseguir realizar ensaios ou até fazer um peça para várias pessoas em uma platéia, se tornará muito mais fácil desenvolver uma entrevista de estágio!

#2 – Como perder a vergonha de falar com alguém elaborando metas diárias

Este método consiste na construção do hábito de se comunicar com as pessoas no seu dia a dia.

Faça um planejamento de quantos minutos você precisa falar com alguém.

Comece por ligações telefônicas, pois assim você consegue cronometrar o tempo que você vai falar com a outra pessoa.

Mas não vale roubar, hein?!

Não é para ligar para aquele amigo seu mais tagarela enquanto você fica do outro lado da linha só escutando.

E se você não tiver crédito para fazer essas ligações? Certamente deve, ainda mais se o seu amigo for da mesma operadora que a sua.

É sempre bom ressaltarmos que oratória é algo super treinável e você pode desenvolvê-la de uma forma simples e fácil se treinar todos os dias.

Isso com certeza te ajudará a falar melhor nas entrevistas de estágio e perder totalmente o medo na hora das perguntas e respostas.

#3 – Como perder a vergonha de falar com alguém criando grupos de discussão

Crie um grupo de debate sobre temas relacionados à oratória.

Acredite, funciona!

Tenho um amigo que era gago, e para treinar a oratória dele, criou um instituto onde por meio da força de vontade ele conseguiu curar a sua gagueira!

Bom, se ele conseguiu curar a gagueira, certamente você conseguirá perder a vergonha de falar com as pessoas e até para um público.

Com essa atitude você será forçado a estudar mais sobre o assunto, aprenderá diversas técnicas e desenvolverá habilidades de comunicação.

O resultado é que a sua vergonha vai parar de existir.

Você pode até criar um canal no Youtube falando da sua dificuldade e vergonha de falar com alguém. Acredito que não só você, mas muitas pessoas do Brasil e do mundo também sofrem com esse problema.

Perder o medo de se comunicar com alguém é simples e treinável, e um grupo de Whatsapp ou um canal de Youtube são formas online de fazer isso a partir de agora!

#4 –Como perder a vergonha de falar com alguém utilizando grupos de oratória

como perder o medo de falar em publico imagem1

Se você achar que não tem tempo de criar um próprio curso ou promover alguma atividade relacionada à comunicação, então procure fazer parte de algum.

Vamos ser honestos: cursos de oratória tem pra todos os lados.

Inclusive na internet.

Logo, para dar o primeiro passo você não tem desculpa, até por que tem muitos cursos gratuitos na internet que você pode se inscrever e começar a  participar agora mesmo. Muitos deles são gratuitos.

E se você é do tipo de pessoa que realmente quer explorar conceitualmente como perder a vergonha de falar com alguémcrie o hábito de praticar pelo menos uma das várias recomendações que expus aqui em cima.

Comece a adotar cada tópico por vez.

Não tente fazer tudo de uma única vez.

Há uma grande probabilidade de não conseguir fazer e poderá resultar no burnout, ou seja, no esgotamento de tentativas.

Acredite em mim quando digo isto: você pode superar sua timidez!

Lembre-se que ser introvertido é diferente de ser tímido, muito menos de ter vergonha.

O que temos que entender desse post é que ele é destinado para pessoas que se sentem mal no final do dia.

Que a sua vergonha e timidez impactam negativamente em suas relações pessoais e profissionais. E que está buscando uma solução para resolver este problema.

Caso você se sinta bem em ser introvertido, não há nada de errado. Pelo contrário, isso é muito bom, cada pessoa tem a sua característica. A sociedade agradece, as organizações agradecem também. Essa diferença entre pessoas é fundamental para os grupos sociais, assim como para as empresas.

Não fique achando que extrovertidos levam vantagem sobre os introvertidos. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Isso varia com a função que desempenha em uma organização, por exemplo.

Se você se identificou com esse post comente aqui embaixo as situações pela qual passa ou já passou, ou até qual foi a solução que escolheu para resolver a vergonha de falar com alguém.

Aprendeu como perder a vergonha de falar com alguém?

Leu nossas dicas? Curtiu? Com certeza com prática e dedicação você conseguirá ir em frente e cada vez mais se tornar uma pessoa expressiva e extrovertida.
Tente experimentar todas as técnicas e entender o que cada uma delas tem para te oferecer.

Em algum momento você achará a ideal, e isso tornará você mais preparado para uma entrevista de estágio!

Espero que tenha gostado do post!

Se tiver ficado qualquer dúvida, ou caso tenha um comentário sobre como perder a vergonha de falar com alguém, é só deixar abaixo.

Até a próxima!