4 hábitos produtivos que você pode começar a ter hoje mesmo

Feito com carinho por:

Cristiana Fernandes
15 de janeiro de 2019

Você consegue se lembrar daquele dia em que voltou pra casa tarde, se sentindo cansado mas com uma sensação de dever cumprido? E daquele dia em que você voltou pra casa se sentindo completamente improdutivo – cheio de tarefas pendentes e outras inacabadas-, você se lembra? Todos nós passamos por ambos o cenários, mas a questão é: se você fizesse uma média, teriam mais dias produtivos ou improdutivos? E, pensando nos seus dias produtivos, foi algo planejado ou simplesmente aconteceu?

Pessoas altamente produtivas ( quem não quer ser?) tem hábitos muito bem definidos, uma gestão de tempo implacável e sabem priorizar o que deve ser priorizado. Diferente do que nós, meros mortais imaginamos, não tem nada de mirabolante nesses hábitos, mas, como o próprio nome diz, eles são repetidos diariamente. No começo pode parecer um pouco difícil, mas em muito pouco tempo eles se tornam totalmente orgânicos ao ponto de serem automáticos, quer ver só?

E se você dedicasse 5, no máximo dez minutinhos para planejar o seu dia?

Agenda no Google, bloco de anotações à moda antiga, quadro negro… há infinitas ferramentas para ter controle do seu dia, ter mais energia para realizar as tarefas e, consequentemente, ser mais produtivo. Você tem total liberdade pra testar as ferramentas que combinam com o seu estilo de vida e mais, você não precisa fazer esse planejamento logo pela manhã, mas faça. Coloque primeiro as suas prioridades mais urgentes e termine com as menos importantes.

“Se a primeira coisa que você faz toda manhã é comer um sapo vivo, você pode passar o dia com a satisfação de saber que essa é, provavelmente, a pior coisa que lhe acontecerá ao longo do dia.” (Mark Twain). Portanto, comece seu dia fazendo aquilo que te requer mais tempo, esforço físico e/ou emocional (seu sapo do dia), e o resto será moleza!

Você merece pausas.

À primeira vista, se dar ao direito de ter pausas pode parecer contra-produtivo, mas é exatamente o contrário. Ter alguns minutinhos do dia para si ajuda a oxigenar o cérebro e te dão gás para voltar a focar nas tarefas do seu dia. Pessoas produtivas costumam usar desses rituais para se reenergizar, seja dando uma volta no quarteirão, conversando com um colega ou até mesmo ficando em silêncio por alguns minutos. Sua mente merece descansar.

Desliga a tv!

As notificações são o grande mal do século, não tem jeito. Depois que você voltar da sua pausa, é extremamente necessário que você volte com foco total, e para isso, infelizmente (ou felizmente), você precisa se desligar. Quer um passo-a-passo? Feche as abas e programas desnecessários do seu computador, desligue a tv, coloque o celular no modo avião ( se for muito doloroso pra você desligar) e mão à obra!

Dizer não é bom.

Você já se pegou usando frases como “não sei se vou poder”, “não tenho certeza se vou conseguir”? E a primeira palavras dessas frases, você já experimentou usar? Dizer não a novos compromissos para conseguir honrar os que já existem é muito importante. Existem pesquisas que afirmam que dizer essa palavra também diminui suas chances de ficar estressado, ou até mesmo evitar uma depressão. Melhore seu humor e sua produtividade. Não é não.

É necessário testar o que funciona melhor pra você

Identificar fraquezas e habilidades para ir aprimorando gradativamente faz parte do processo.

Fazer pequenas mudanças em velhos costumes dará um up, um gás absurdo na sua produtividade e muito mais energia pra encarar seu dia. Uma boa dica para inserir novos hábitos no seu cotidiano é estipular algumas metas e a cada meta alcançada você ganha uma recompensa. Quando o hábito estiver estabelecido, o bem-estar será só sua maior recompensa.

Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos e das nossas redes sociais.

Esteja preparado.

Seja Know-How