O que é o LinkedIn?

Feito com carinho por:

Gabriel Porto
3 de novembro de 2018

Simmm, estamos falando da maior rede social profissional do mundo. O LinkedIn conta com mais de 500 milhões de pessoas, isso mesmo: meio bilhão de seres humaninhos utilizam a rede como um currículo online e para se conectar com amigos, profissionais renomados, procurar emprego, criar uma rede de contato, fazer marketing pessoal, etc…

O LinkedIn pode ser utilizado para diversos propósitos, mas muitas vezes eu vejo os nossos alunos perdidos se perguntando: “O que é o LinkedIn?”

Para ter uma ideia, você pode ter mais de 50 benefícios profissionais ao usar o LinkedIn. Já parou para pensar que você se encontra online a maior parte do tempo?

Quantas horas você gasta com o Facebook, Instagram, WhatsApp e Youtube por dia?

E que tal acrescentar um pouco de profissionalismo no seu tempo tempo gasto no mundo digital?

“Mas, Know-How, é o meu momento de relaxar, descontrair”

Concordo com você, todos fazemos isso. O que eu quero te mostrar é que você também pode relaxar e descontrair usando o LinkedIn e ainda assim conseguir fazer novas amizades, ampliar sua rede de contatos, conseguir um emprego e até mesmo marcar reuniões de negócios importantes.

O que e o Linkedin

Irei falar sobre algumas funcionalidades que eu uso no LinkedIn mais para frente. Antes disso quero te contar uma história.

A história do melhor chocolate do mundo

Escrevemos um ebook completo sobre como criar uma conta e usar o Linkedin, (Clica aqui), e no seu texto ele trouxe uma analogia muito interessante sobre o melhor chocolate de mundo e a história é assim:

“Imagine um chocolate. Mas não qualquer chocolate. Imagine o MELHOR chocolate já feito na história da humanidade. Parece um produto que venderia igual água no deserto, não é? Afinal, quem não gosta dessa delícia?

Agora imagine que esse chocolate não tem nenhuma embalagem. É vendido em barras de alumínio no mercado. E que ele seja vendido apenas em alguns mercados, de algumas cidades. E só é exposto láááá no fundo das prateleiras. Da sessão de queijos artesanais. No fundo do mercado.”

Você já deve ter sacado o exemplo.

A pergunta aqui é: por melhor que esse chocolate seja (e lembre-se que estamos falando do melhor do mundo) quais são as chances reais dele vender, se simplesmente ele não é visto, divulgado ou minimamente diferenciado?

Nenhuma, não é?

Essa analogia serve perfeitamente para a sua faculdade e para o mercado de trabalho.

Não basta ser o (a) melhor profissional, se você não tem a apresentação, o comportamento e as habilidades necessárias para se vender.

Por isso, o profissional do século XXI não será aquele que entrará no mercado APENAS pelas 4.000 horas de estudo. Ele precisará se vender, e estar no lugar certo, na hora certa e com a linguagem e comportamento adequado.

Não se trata de sorte. Tratam-se de conexões profissionais que podem te ajudar a entrar no mercado ou até desenvolver uma carreira. Essas conexões são chamadas também de networking.

E claro que o melhor lugar para se fazer networking com pessoas do mundo inteiro de forma rápida e barata é o LinkedIn.

Não tô falando que você deve se trancar no quarto e ficar somente no LinkedIn: é preciso frequentar eventos, palestras, o famoso cara a cara para manter a sua rede funcionando. Mas o LinkedIn já é um bom começo…

Como fazer do LinkedIn seu grande aliado

Agora você já deve ter sacado que o Linkedin pode ser sim um grande aliado. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a utilizar essa ferramenta com foco em seu Networking.

Veja abaixo como se manter atualizado de uma forma prática nessa rede social:

Mantenha-se atualizado em poucos minutos.

Na parte de notificações, o LinkedIn sempre te envia um Boletim Diário com as 5 principais notícias que aconteceram nos dias anteriores. A notícia vem de forma resumida e vem acompanhada com um link você ter acesso a reportagem completa.

A leitura do Boletim Diário dura, em média, 2 minutos. Essa é uma forma de se manter antenado sobre as tendências e novidades do mercado de uma forma rápida.

Marcando reuniões importantes

Na vida dos negócios, networking é tudo. Conversas com novas pessoas, saber as dificuldades que elas passaram, como elas superam os obstáculos…  tudo conta muito para qualquer empreendedor.

O que é o Linkedin2

Teve uma vez que eu precisei conversar com uma grande empresa de educação para mostrar os vídeos produzidos pela Know-How. E como que eu consegui me reunir com o gerente de produtos dessa empresa?

Sim… pelo LinkedIn. Nele, todo mundo é alcançável.

Realizando Guest Post para aumentar o tráfego do site.

Utilizando a mesma estratégia de adicionar a pessoa e enviar mensagens, a Know-How já fez contato com diversas empresas para realizar Guest Post.

O Guest Post é quando uma empresa ou pessoa publica no site de outra empresa como escritor convidado. Isso é excelente para você se tornar autoridade no assunto e receber mais visitantes.

Essa tática pode ser usada para qualquer coisa. Se você tem um canal no Youtube, blog, vende coisas, o mundo pode está a uma conexão de distância.

Então mãos à obra: mapeie quem são as pessoas importantes, entre em contatos com elas e você pode se surpreender.

Agora que você descobriu o que é o LinkedIn, vamos dar um passo mais importante

A ideia desse texto foi explicar de forma breve o que é o LinkedIn e como você pode utilizá-lo no seu dia-a-dia.

Nós aqui da Know-How acreditamos muito no potencial do LinkedIn e por isso produzimos um guia completo sobre a importância do LinkedIn e suas diversas funcionalidades.

Agora é a sua hora de fazer a diferença no mercado de trabalho.

Clique aqui para baixar o nosso ebook sobre o LinkedIn. Esteja preparado. Seja Know-How.