Tudo que você precisa saber sobre plataformas de curso online

Feito com carinho por:

Caio de Lima
15 de novembro de 2018

O acesso à educação tem se tornado cada vez mais acessível com o desenvolvimento das plataformas de cursos online.

Em uma dimensão global, o modelo tradicional de educação presencial; ou seja, escolas, curso técnicos e universidades de presença física vem perdendo espaço para as plataformas de cursos online.

Isso porque cada vez mais a tecnologia vem tomando conta do dia a dia da população. O acesso a um aparelho celular é relativamente mais simples do que há 5 anos, tornando a conectividade de internautas cada vez maior. Com isso, as plataformas de EaD (Ensino a Distância) ganharam destaque nos últimos anos. 

plataformas de curso online

Segundo Celso Niskier, vice-presidente da ABMES, “Os resultados dos exames de desempenho dos alunos da educação a distância são iguais ou até melhor que os outros. O que mostra que o aluno que vai até o fim e consegue concluir o curso superior a distância tem não só os mesmos conhecimentos dos que estudam presencialmente, mas uma atitude vencedora“.

Desde o ano passado, o número de cursos online cresceu 127% comparado ao ano atual (ABMES).

No decorrer desse post você conseguirá entender tudo o que precisa saber sobre as plataformas de cursos online.

O que é uma plataforma de cursos online?

As plataformas de cursos online também são chamadas de plataforma EaD (termo que não é mais utilizado com tanta frequência, pois inicialmente obteve uma conotação pejorativa, porque os cursos a distância tinham com pior avaliação quando comparado aos cursos presenciais).

Porém, isso já não é mais uma realidade. O aperfeiçoamento nas adaptações do conteúdo presencial ao virtual é algo que ultrapassa as métricas de avaliação do curso presencial. Os alunos que se inscrevem nos cursos online possuem métricas de avaliação mais bem definidas do que quando comparados a um curso presencial.

Isso porque as plataformas possuem ferramentas de gamificação, que não só conseguem identificar quais são as suas maiores dificuldades, mas também te engajam melhor ao conteúdo. Eles conseguem até te recomendar o melhor curso para você, de acordo com as suas buscas frequentes por um assunto específico.

Como a aprendizagem online é diferente da aprendizagem tradicional

De forma geral não são: os cursos online são tão educativos e robustos quanto os cursos presenciais.

A maior diferença entre o aprendizado online e o presencial é que os alunos virtuais podem estudar de qualquer lugar e a qualquer momento, além de terem mais mecanismos como a gamificação para motivá-los e entenderem as suas dificuldades em tempo real.

Em um ambiente de sala de aula, os professores e os alunos devem estar disponíveis no mesmo lugar ao mesmo tempo. Mas todos os envolvidos em um curso online têm a liberdade de trabalhar na hora e no local no horário mais adequado de cada um.

Quais são as plataformas de curso online mais acessadas?

  • Udemy: A Udemy é a plataforma de curso online mais acessada do Brasil. Possui mais de 7 milhões de acessos mensais. Essa plataforma disponibiliza aos usuários cursos de classificação livre. Cursos de classificação livre são cursos que não possuem nenhum tipo de fiscalização ou reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação). Porém, são reconhecidos como cursos livres e devem ser adicionados nos currículos.
  • Udacity: Conhecida popularmente como a Universidade do Vale do Silício, oferece uma grande variedade de cursos relacionados a tecnologia, negócios, marketing digital, machine learning e realidade virtual. 
  • Coursera: Plataforma de cursos online que possui ligação com universidades na produção dos cursos. Os cursos que a plataforma disponibiliza são: empreendedorismo, desenvolvimento de pessoas e tecnologia da informação.
  • Hotmart: É uma plataforma de cursos online livre. Qualquer pessoa que deseja criar uma videoaula sobre um assunto que domine e tenha os recursos audiovisuais necessários é capaz de fazer uma renda ao fazer o upload dos vídeos.

Benefícios de estudar em plataformas de curso online

Ao fazer um curso online, ao contrário de uma aula cara-a-cara, você definitivamente tem suas vantagens. Aqui estão cinco vantagens de estudar online.

Avanço de carreira e mais tempo de lazer

Estudar online te dá mais flexibilidade.

Você pode trabalhar e se adequar ao seu horário de trabalho e aos seus hobbies em torno do seu curso com mais facilidade, ainda mais se você estiver fazendo uma aula assíncrona: uma aula online que você não precisa fazer login em um horário específico para uma sessão ao vivo, mas pode estudar e interagir com seu instrutor e seus colegas no seu próprio ritmo, por exemplo, o fórum de discussão.

Em uma pesquisa conduzida pela ABMES, 44% dos estudantes online relataram melhorias em sua posição de emprego (por exemplo, obtendo um emprego em tempo integral dentro de 12 meses após a graduação) e 45% relataram um aumento de salário.

Quando terminar o seu curso online, você terá adquirido mais experiência de trabalho e aprendido novas habilidades que o ajudarão a avançar em sua carreira!

Horário e ambiente flexíveis

Ao estudar online, você escolhe o seu próprio ambiente de estudo que funciona melhor para suas necessidades, seja seu quarto, sua sala de estar, o cafezinho do outro lado da rua ou sua academia local ouvindo o podcast da sua aula enquanto corre na esteira.

Isso é ou não é a educação do futuro?

plataformas de curso online imagem1

Fazer um curso online também significa que você não precisa ir para a aula, o que significa menos tempo gasto no ônibus, metrô e até seu próprio carro e mais tempo de estudo sentado em seu sofá, com seu computador aberto.

Reduzir custos e dívidas

Estudar através de plataformas de cursos online.significa que você paga uma mensalidade ou até mesmo uma única parcela, possivelmente receba materiais como e-books e podcasts e só! No entanto, você não terá despesas com transporte e do seu tempo de deslocamento de ida e volta, o que se traduz em dívidas menores e mais economias.

Calcule o valor que você gasta com seu transporte e com refeições na rua. Isso tudo pode ser economizado com você em sua casa. Você vai ver que consegue economizar bastante até o final do mês.

Autodisciplina e responsabilidade

É verdade que estudar online requer mais automotivação e habilidades de gerenciamento do tempo, porque você passará muito tempo sozinho sem alguém fisicamente próximo para mantê-lo concentrado nos prazos.

De acordo com os recrutadores, candidatos que possuem familiaridade com cursos online tendem a demonstrar uma maior autonomia em desempenhar funções que necessitam de automotivação e disciplina.

Variedade de cursos oferecidos nas plataformas online

Estudar online em sua própria conveniência permite que você não se prenda as matérias de um curso físico onde seu plano de estudo já está todo delimitado e com um cronograma definido a se seguir.

Ao fazer um curso online, você pode se concentrar no assunto de seu interesse e escolher entre a variedade de cursos e programas online. Você consegue montar a sua própria grade horária de estudo e selecionar suas áreas de interesse de acordo com as suas necessidades.

A internet criou um ambiente que incentiva a aprendizagem, então por que não aproveitar?

Hoje, as plataformas de cursos online permitem que qualquer um se torne um professor ativo, independentemente de seu histórico.

Assim como você pode aprender com as pessoas de sua própria cidade ou segmento de mercado, também pode aprender com instrutores que têm a experiência e os conhecimentos necessários para lhe ensinar novas habilidades.

Conheça o Ranking com as melhores empresas que vão te ajudar a conseguir um estágio!

Entenda agora a importância do estágio na vida de um universitário!

É hora de abandonar a noção de que a educação só acontece em salas de aula e dentro de paredes.

Isso acontece todos os dias, seja lendo um livro, explorando um novo blog ou fazendo um curso online. É hora de aproveitar as muitas oportunidades educacionais disponíveis para você. Seja um aluno do século XXI!

Vamos ficando por aqui. Se você gostou deste post deixe seu comentário que gostou e comente qualquer dúvida que venha a ter e nós da equipe Know-How te responderemos o mais breve possível! Esteja preparado. Seja Know-How.