Top 5 livros que você precisa ler para começar no mercado de trabalho com o pé direito em 2019

Feito com carinho por:

Gabriel Porto
14 de janeiro de 2019

Começo de ano é comum a gente parar, refletir sobre o ano que passou e fazer promessas… muitas promessas.

Promessa de emagrecer, ser uma pessoa melhor, ficar rico, estudar mais, entre outras centenas de vontades que queremos pôr em prática. O foco deste post é te ajudar em duas: você estudar mais e ficar rico.

Tá… conseguir um trabalho ou mudar de cargo não te deixará rico financeiramente da noite para o dia. Mas, se você parar e ler pelo menos um livro desses Top 5 livros para começar no mercado de trabalho com pé direito tenho certeza que ficará mais rico intelectualmente.

Todos os livros dessa lista eu li pessoalmente e a ideia é fazer um breve resumo do livro e mostrar como ele pode te ajudar a melhorar profissionalmente. Os livros não estão listados em uma ordem de preferência.

Então vamos lá:

Ps: Caso se interesse por algum livro, é só clicar no link 🙂

1)  Hitmarkers – Como nascem as tendências

O livro, escrito pelo autor norte americano Derek Thompson, busca explicar de uma forma leve e divertida como que músicas, vídeos, filmes, artes e publicações viralizam no mundo de hoje.

É claro que o livro não é uma fórmula do sucesso do mundo digital, porque se fosse ia tá todo mundo fazendo um tremendo sucesso, porém ele traz reflexões interessantes sobre o comportamento humano e como nós estamos acostumados a consumir conteúdo de forma geral.

A leitura é super válida pelo fato do mundo atual está cada vez mais digital e entender como funciona a mente das pessoas e o que elas procuram consumir é de extrema importância para as empresas atuais.

2) O Jeito Harvard de ser Feliz

Shawn Achor, autor do livro e professor de Harvard, é psicólogo com o foco na psicologia positiva.

Em um mundo hiperconectado e hiperveloz, o nível de estresse está cada vez maior e o livro vem como um balde de água  para deixar a sua rotina mais leve, com soluções simples de serem implementadas no nosso dia a dia que ajudam a reduzir o estresse, melhorando a saúde, aumentando a produtividade e a felicidade.

Não preciso dizer que estresse, depressão, improdutividade só trazem efeitos negativos na vida de uma pessoa e de uma empresa. O livro serve para todos e eu tenho certeza que a leitura irá te ajudar a ser mais feliz.

3) Nocaute

Não tem como você querer entrar no mundo do marketing digital sem saber quem é Gary Vaynerchuk. Com mais de 1 milhão de seguidores no Twitter e centenas de milhares de assinantes no YouTube, Gary é um dos maiores especialistas em redes sociais do mundo, vendendo best-sellers e ajudando milhares de empreendedores a desenvolver vantagens competitivas com marketing de mídias sociais.

Um de seus livros mais famosos é Nocaute; ou, do inglês, Jab, jab, jab, right hook. Utilizando, ao longo do livro, a metáfora de que o marketing é uma espécie de luta de boxe, em que os profissionais de marketing e os gestores em geral devem aprender a dar jabs (ou seja, interações que fazem o consumidor rir, pensar, brincar ou escapar por um tempo das chateações da vida) para apenas depois darem os seus ganchos de direita (os típicos calls to action).

Gary faz uma análise poderosa, com exemplos de erros de acertos de grandes empresas, e consegue magistralmente ensinar a como contar sua história no disputado ringue das redes sociais.

4) Rise of the Robots

Martin Ford é futurista e escreveu Rise of the Robots em 2015. O livro começa parecido com a introdução deste texto. Ele mostra como o mercado de trabalho mudou com os avanços da tecnologia.

Apesar de ser futurista, Ford traz relatos reais, com dados e estatística, sobre como o avanço da Inteligência Artificial está impactando os principais setores da economia mundial, como Serviços, Educação, Saúde, Varejo, entre outros.

O livro é um choque de realidade para quem acredita que os robôs ainda são ficção científica e o mais legal é se manter atualizado sobre o que está acontecendo mundo afora. A leitura do livro é mais do que obrigatória para quem está envolvido com tecnologia.

5) Willpower – Rediscovering the Greatest Human Strength

Ok… eu menti para vocês, eu falei que não tinha listado por ordem de preferência, mas o Willpower é meu livro favorito no mundo dos negócios.

Roy Baumeister é psicólogo social e nessa obra-prima, ele explica como que a “Força de Vontade” do ser humano funciona e como podemos otimizar o nosso dia a dia para termos mais autocontrole, evitar a procrastinação, melhorar o uso da energia mental, entre outros aprendizados.

Esse livro irá te ajudar muito a ser mais produtivo e cada vez que eu leio esse livro é um aprendizado novo.

Não deixe sua promessa para depois

Cada livro desse vale muito a pena ser lido. Digo isso porque eles mudaram a minha percepção de mundo e posso até dizer que me transformaram em uma pessoa melhor (caso você tenha colocado isso na sua promessa de ano 😉). Se você tiver lido algum desses livros, deixe um comentário para eu saber qual foi a sua experiência com a leitura.

Até a próxima.